Quem somos
Emerge MAG é uma revista digital profissional de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional. Fundada em 2017 por jovens jornalistas de origem periférica, é especializada em jornalismo de soluções e atende populações sub-representadas (periferias, pessoas negras, mulheres, LGBTQIA+ e PCDs).
Faz parte da Emerge Criative, associação sem fins lucrativos que também mantém a Emerge Diversidade, estúdio criativo de Diversidade e Impacto Social — o S de ESG.
EQUIPE
Nossa diversidade é força motriz de inovação e um diferencial ético e competitivo. Nossa equipe é composta por três pessoas de origem periférica, quatro mulheres, duas LGBTQIA+, duas pessoas negras, uma nipo-brasileira, um neurodivergente (TDAH), uma nordestina e uma pessoa com mais 50 anos de idade.
Camila Couto
Coordenadora Institucional
camila@emergemag.com.br | LinkedIn
Especialista em gestão cultural, diversidade e economia criativa, com experiência em facilitação de inovação e gestão de projetos. Foi consultora do Sebrae SP. É gestora e artista da Damas Produções, companhia de mulheres multiartistas.
Italo Rufino
Diretor Executivo
italo@emergemag.com.br | LinkedIn
Jornalista pós-graduado em marketing com 12 anos de experiência. Trabalhou na revista Exame PME (Editora Abril), nos sites Diário do Comércio e Projeto Draft e na ONG de urbanismo A Cidade Precisa de Você. Natural de Diadema (RMSP). Pai de uma criança de 11 anos. Fundador da Emerge.
Kalinca Maki
Diretora de Fotografia
kalinca@emergemag.com.br | Instagram
Técnica em Fotografia Digital e Direção de Fotografia para Cinema. Possui dez anos experiência nos segmentos de fotografia de moda, comportamento, cultura e social. É fotógrafa sênior do Suicide Girls global. A mãe é japonesa e o pai é baiano.
Rafael Felix
Coordenador Audiovisual
rafael@emergemag.com.br | Instagram
Técnico em Processos Fotográficos e Comunicação Visual. Realizou exposições no Festival de Fotografia de Tiradentes, Les Rencontres d’Arles (França), Paraty em Foco e Mês do Hip Hop. Experiência em fotografia analógica, periferias e moda. Pai de uma criança de 4 anos.
Rose Naves
Conselheira Voluntária
Mestre em Integração Latino Americana. Professora de Comunicação, Política e Mídias (Universidade de São Paulo) e de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade (Universidade São Judas Tadeu).
Ilane Goes
ANALISTA DE MARKETING
ilane@emergemag.com.br | LinkedIn
Graduada em Direito e tecnóloga em marketing, com 13 anos de experiência em empreendedorismo e satisfação do cliente. Filha e irmã de PCD. Nascida e criada na Bahia.
O QUE NOS MOVE
Soluções originais para desafios reais em comunicação e inovação social
MISSÃO: promover a inclusão produtiva e autonomia de expressão de criativos e ativistas interseccionais por meio de conexões com cidadãos, empresas, organizações da sociedade civil e investidores de impacto social.
VISÃO: ser referência em consultoria e soluções em comunicação, diversidade e inovação social.
PROPÓSITO: combater a desinformação e a lógica colonial de reforço de estereótipos e desumanização de grupos minorizados, ainda presente na mídia e sociedade brasileira.
VALORES: Direitos Humanos, Democracia, Alternância de Poder; Informação de Interesse Público; Independência; Jornalismo de Soluções; Pensamento Crítico.
DIFERENCIAIS
Soluções originais para desafios reais em comunicação e inovação social
≠ Abordagem interseccional (raça/etnia, gênero, classe, sexualidade, território, capacidades físicas e cognitivas).
≠ Equipe qualificada, plural e conectada a iniciativas culturais e ativistas.
≠ Capacitação e inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho.
≠ Radar de tendências de comportamento urbano, com equilíbrio entre ativismo e oportunidades de negócios.
≠ Credibilidade, reputação e ética jornalística. Emerge é associada da Ajor.
≠ Metodologia própria de produção de conteúdo e inteligência.
≠ Alinhamento aos ODSs da ONU: 4) Educação de Qualidade; 5) Igualdade de Gênero; 8) Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 10) Redução das Desigualdades; 16) Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
IMPACTO
As periferias se tornam o centro
+1.000
conteúdos autorais publicados, entre reportagens, notícias e publicações em redes sociais.
+300
organizações de economia criativa e impacto social mapeadas.
50.000
usuários únicos impacto por mês em canais proprietários e em redes de parceiros.
13
prêmios e seleções em programas de fomento à inovação, comunicação e diversidade.
13
Jovens de grupos minorizados capacitados e inseridos no mercado de trabalho.
10
citações em artigos acadêmicos.
PRÊMIOS E SELEÇÕES ESPECIAIS
Planejamento e execução premiados nacional e internacionalmente
Cultura Viva Sérgio Mamberti | Prêmio Diversidade Cultural. Ministério da Cultura (2024)
Acelerando Negócios Digitais. Meta e ICFJ (2023)
Prêmio Brasil Criativo (finalista). World Creativity Organization (2023)
Fundo de Equidade para o Jornalismo. Google News Initiative (2022)
Treinamento Inteligência Artificial Aplicada em Jornalismo. Google News Initiative e LSE/Universidade de Londres (2022)
Re-Farm CRIA. Instituto Precisa Ser e Farm Rio (2022)
Imersão em Produto para Redações de Pequeno Porte. Universidade de Nova York, New Catalyst/Universidade de Temple e Google News Initiative (2021)
1º Prêmio de Jornalismo Inclusivo (finalista). Jornalistas&Cia e HBO (2020)
1º Prêmio Neusa Maria de Jornalismo (homenageada). Alma Preta (2020)
Prêmio Maria Alice Vergueiro. Prefeitura de São Paulo (2020)
Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular, Urbana, Negra e Plural. ProAC (2019)
PRINCIPAIS PARCEIROS
Conexões e redes com organizações de impacto