Enme Paixão: a voz do maranhão inspirada pelo rap e cultura afro-indígena

15/04/2025

Com uma trajetória marcada pela diversidade cultural, cantora fala sobre suas principais influências artísticas.

Natural de São Luís, Maranhão, Enme Paixão é uma artista que une talento e resistência em suas músicas. Cantora, compositora, rapper e drag queen, ela representa a cultura afro-indígena de sua terra natal, o que a levou a palcos nacionais e internacionais. Além disso, ela participou da primeira temporada do programa “Caravana das Drags”, ficou em 7º lugar, expandindo sua visibilidade. 

Criada no bairro Liberdade, conhecido por abrigar o maior quilombo urbano do país, Enme foi influenciada pela cultura hip hop. Admiradora de artistas como Lauryn Hill, começou sua trajetória como produtora de eventos de hip hop em 2014 e atuando também como DJ.

LEIA MAIS: Sodomita: arte, resistência e revolução na periferia.

Sobre os álbuns que marcaram sua vida, Enme cita Modo Diverso do Rico Dalasam, o primeiro álbum queer rap do Brasil, que ela teve a honra de colaborar, na versão de comemoração ao cinco anos do lançamento. Outra referência é The Gift, da Beyoncé, que traz a junção do afrobeat com pop. Ela também cita Proveito, da Luedji Luna. “É quase que o hino do meu relacionamento”, diz Enme.

“Batuk Freak, da Karol Conká, que me ajudou muito na auto estima e reconhecimento enquanto artista preta.”

Enme Paixão, cantora e compositora.
ENME PAIXÃO: novo single Lua Cheia (foto: divulgação).

Em 2019, lançou seu primeiro EP, Pandú, que atingiu mais de 100.000 streams no Spotify. No mesmo ano, ela foi premiada como “Artista Revelação” no festival Sons da Rua, o maior festival de hip hop da América Latina.

Seu álbum Atabake, lançado em 2022, é uma homenagem ao Quilombo Urbano Liberdade, explora a conexão entre musicalidade ancestral e cultura urbana contemporânea.

Quando questionada sobre suas canções respondeu, ela afirma que uma música que marcou a sua carreira foi Dama da Quebrada, um hit nas plataformas digitais.

Outra obra autoral é Som da Liberdade, lançada em 2022, uma música marcante devido a letra narrar fatos que ela estava vivendo na época.

VEJA TAMBÉM: Por dentro de uma ball de vogue de quebrada.

Em janeiro de 2025, Enme lançou Lua Cheia, uma colaboração com a cantora recifense Uana que mistura amapiano com influências afro-brasileiras. O single integra seu próximo EP, previsto para março deste ano. Ela ainda aproveitou para dividir algumas playlist que gosta de ouvir em momentos de reflexões.

“Gosto muito de Alcione, Tassia Reis, Xênia França e um bom breguinha pra gente tomar umas sentada assistindo tudo se acabar.”

Enme Paixão.

Enme Paixão é a personificação da força e diversidade cultural do Maranhão. Sua música transcende fronteiras, celebrando a resistência, identidade e movimento que definem sua trajetória artística. Com cada lançamento, ela reafirma seu compromisso em levar a riqueza cultural de sua terra ao mundo, inspirando e conectando pessoas através de suas melodias e mensagens.

*Com reportagem de Daniel Gonçalves.

FOTOS: divulgação.

Quem escreveu

Inscreva-se na nossa

newsletter

MATÉRIAS MAIS LIDAS

ÚLTIMAS MATÉRIAS

NEWSLETTER EMERGE MAG

Os principais conteúdos, debates e assuntos de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional no seu e-mail. Envio quinzenal, às quartas-feiras.