Chegou a época de se esbaldar de glitter, montar fantasias babadeiras com peças da 25 de março, botar a catuaba para gelar e juntar as amigas na rua. É carnaval em São Paulo.
Nos últimos anos, o número de blocos multiplicou, criando uma enorme efervescência artística e cultural na cidade. De acordo com a prefeitura, neste ano haverá 550 blocos, que iniciarão os trabalhos neste sábado (03/02).
Selecionamos blocos e festas de diferentes estilos, grandes e pequenos, novos e já tradicionais, mas com a particularidade de representar as diferentes nuances da cidade.
Confira a nossa lista.
DO DIA 3 AO DIA 4
Carnakoo
Bloco da festa Batekoo, que mistura ritmos black como hip-hop, rap, funk carioca, R&B, trap, twerk, ragga, dancehall, bahia bass e kuduro. A proposta é valorizar a diversidade, com foco no público negro.
Quando: 03/02 (sábado). Entre 15h e 20h.
Concentração: Largo do Paissandu, República.
Frevo Mulher e Bicho Maluco Beleza
É um dos maiores blocos da cidade. Tem muvuca, sim. Tem cercadinho horrível da Skol, também. Mas tem Alceu Valença e Elba Ramalho cantando os clássicos de O Grande Encontro (série de shows que reúne também Geraldo Azevedo e Zé Ramalho) e músicas típicas do carnaval de Olinda e Juazeiro.
Quando: 03/02 (sábado). Entre 12h30 e 18h30.
Concentração: Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera. Cada bloco terá um trajeto diferente.
Ptas Vampiras
O bloco da Vampire Haus, festa de techno underground, promete ser um dos mais frenéticos do carnaval. E será só um esquenta para uma rave urbana que acontecerá no mesmo dia, num galpão madrugada adentro.
Quando: 03/02 (sábado). Entre 16h e 22h.
Concentração: Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Teatro Municipal.
Festa Lunática
Realizada sempre em noites de lua cheia, a festa trará um clima místico para a avenida. A grande atração será a boladona Tati Quebra-Barraco, além de performances, como a de Ebony Pinup. “Quem gostou bate palma, quem não gostou, paciência.”
Quando: 03/02 (sábado). Entre 16h e 22h.
Concentração: Largo São Francisco, Sé.
Sereianos
Em apenas três anos, o bloco já virou queridinho das gays da cidade. Toca axé, brasilidades, funk, pop brasil e música bagaceira. Vai ter fantasia de unicórnio, bailarina e sereia (claro). A ideia é botar a cauda para sarrar.
Quando: 03/02 (sábado). Entre 17h e 20h.
Concentração: Praça da República, República.
Chacoalha Bichona
O bloco com maior número de maiôs e meia arrastão que se tem notícia. A ideia é levar o clima de festa na piscina para as ruas. No som, toca tudo que pode fazer a bunda tremer.
Quando: 04/02 (domingo). Entre 16h e 21h.
Concentração: Rua Dona Veridiana, 111, Santa Cecília.
DO DIA 10 AO DIA 14
Tarado Ni Você
Criado há cinco anos para homenagear Caetano Veloso, a cada carnaval o bloco traz um tema para as avenidas do centro. Neste ano, o mote é Profane, um levante ao conservadorismo e caretismo que ainda resistem em grande parte da cidade. Então, tomemos as ruas e sejamos livres.
Quando: 10/02 (sábado). Entre 10h e 16h.
Concentração: Avenida Ipiranga com a São João (claro), República.
Animalia
Comando pelo coletivo de performance Animalia, um dos mais empolgantes e autênticos da nova leva, o bloco terá como mestre de cerimônia a cantora Aretha Sadick. Prepare-se para funk, hip-hop, dubsystem e bunda no chão.
Quando: 10/02 (sábado). Entre 16h e 18h.
Concentração: Coreto da Praça Antonio Prado (na frente do prédio da Bovespa), Sé. O bloco é fixo, não sai da praça.
Ilú Obá De Min
Bloco que já se tornou tradicional do carnaval paulistano é composto por mulheres ritmistas que tocam músicas de matrizes africanas e afro-brasileiras. Possui proposta de intervenção cultural baseada na preservação de antigas tradições.
Quando: 11/02 (domingo). Entre 14h e 19h
Concentração: Rua Barão de Piracicaba, sem número, Casa Verde.
Blocú Venga-Venga + Me Fode Que eu Sou Produção
A Venga-Venga é conhecida pelas festas com cores vibrantes, clima hedonista, resgate do folclore e fantasias e adereços que lembram uma mistura de festa do boi do Amazonas, festivais indianos e culturas nômades.
Quando: 12/02 (segunda-feira). Entre 15h e 20h.
Concentração: Páteo do Colégio, Sé.
Bloco Pagu
Com uma bateria de mais de 80 ritmistas e banda formada somente por mulheres, o repertório do bloco é composto por canções clássicas de grandes cantoras, como Elis Regina, Margareth Menezes, Gal Costa, Clara Nunes, Elza Soares, Rita Lee, Daniela Mercury e Cássia Eller.
Quando: 13/02 (terça-feira). Entre 15h e 18h.
Concentração: Páteo do Colégio, Sé.
SP Beats
Bloco de música eletrônica com alguns dos melhores DJs de festas independentes da cidade. Serão dois carros. Um com Mamba Negra, Tata Ogan, Zopelar e as minas da Bandida (carreta Apolo). O outro trio será comandado pelos Djs da Carlos Capslock e da Gop Tun (pista móvel Gopslock), que também ficarão numa pista fixa na Praça do Patriarca.
Quando: 13/02 (terça-feira). Entre 15h e 22h.
Concentração: Praça da República (carreta Apolo) e Praça do Patriarca (Gopslock).
Love Fest
Com convidados de renome, como As Bahias e a Cozinha Mineira, Linn da Quebrada, Liniker e Tássia Reis, o bloco terá dois carros. Para animar ainda mais a multidão, haverá performances de drags e pequenas festas ainda na concentração, como Amem e Minhoqueens.
Quando: 12/02 (segunda). Entre 12h e 20h.
Concentração: Praça da República, do lado da Avenida Ipiranga.
DO DIA 17 AO DIA 18
Meu Santo é Pop
Prepare-se para ouvir muita, muita, música de divas pop, como Madonna, Britney Spears, Beyoncé e Lady Gaga. Festa bafo para bater cabelo e fazer coreografia.
Quando: 17/02 (sábado). Entre 12h e 18h.
Concentração: Largo do Arouche com Vieira de Carvalho.
Siga Bem Caminhoneira
Organizado por um coletivo de visibilidade lésbica, o bloco é um espaço para as mulheres se sentirem livres, respeitadas e empoderadas. Como elas mesmas afirmam, é uma catarse sapatão, com direito a peito purpurinado e beijo na boca.
Quando: 18/02 (domingo). Entre 14h e 18h.
Concentração: Bar Quenga Paulista, Rua Treze de Maio, 886, Bela Vista.
Quer mais? Veja a lista completa dos blocos do carnaval de São Paulo.
FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil