Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projeto Encosta desafia padrões da cena audiovisual

27/03/2023

Emerge_mag_Ztarz_company

Produções do coletivo criado no Jardim Dona Sinhá, zona leste de São Paulo, inovam na linguagem e chamam atenção da elite do audiovisual

*Reportagem de Beatriz Sales Alves, Brenda Lopes Machado, Leonardo Sena Rodrigues Emilio, Lucas Gonçalves da Silva, Pierry Murillo Felipe Lima, Reinaldo Lazari Rinaldi e Luiz Gabriel Rodrigues Fernandes Sanches, alunos do curso de Jornalismo da Universidade São Judas Tadeu, parceira da Emerge Mag.

No coração da zona leste de São Paulo, uma história de resistência e criatividade. Tudo começou nos anos 70, quando um grupo de pessoas ocupou uma área de chácara abandonada, construindo moradias rústicas com o objetivo de criar um lar. Aos poucos, o  Jardim Dona Sinhá cresceu. Novos moradores se juntaram ao grupo original e, juntos, transformaram o bairro em um espaço pulsante e cheio de vida. É dessa mistura de ocupação, superação e luta que nasce o coletivo audiovisual Projeto Encosta.

Formado por Daniel Silva Magalhães (diretor-geral das produções), Camila Silva Ferreira (supervisora de produções e conteúdos), Arthur Teixeira, (roteirista, produtor e iluminador), Gabriel Oliveira Silva (fotógrafo), Hakim Alafiz (diretor de moda e arte) e Julio Cesar Lopes (designer), o coletivo Encosta reúne talentos individuais para produzir conteúdos audiovisuais, materiais de divulgação e reportagens jornalísticas para mostrar a periferia como ela – criativa e inovadora.

A inspiração do Projeto Encosta vem do Odd Future, coletivo de hip-hop californiano encabeçado por Tyler, the Creator, que baseia-se nos mesmos princípios: reunir artistas talentosos com pouca visibilidade e produzir conteúdo que traga a periferia para o centro das atenções.

“O Encosta surge da necessidade de comunicar, ocupar espaços, coletivo criativo e cultural com foco em novas ideias, linguagens e novas histórias”

Projeto Encosta
Daniel Magalhães do Jardim Dona Sinhá para o mundo (Foto: Artur Teixeira)

Um dos primeiros trabalhos do coletivo foi na PerifaCon — a primeira convenção nerd das favelas — que assim como o coletivo, nasceu da junção de artistas com origem periférica, com o objetivo de democratizar a cultura nerd e geek para pessoas de baixa renda que não tem recursos financeiros para marcar presença em uma CCXP — Comic Con Experience, evento brasileiro de cultura geek inspirado na San Diego Comic-Con —, por exemplo. O Encosta atuou fazendo a cobertura do evento, unindo os coletivos e fortalecendo a cena da periferia como um todo.

Com uma energia contagiante, o projeto Encosta produz conteúdo que desafia os padrões estabelecidos e chama a atenção, inclusive da elite do audiovisual. Não que seja algo que eles precisam. Mas é a representação máxima de pertencimento. 

Em 2022, o Projeto Encosta foi premiado no concurso Perifa em Cannes, da Perifa Lions, organização não-governamental  que conecta e insere talentos periféricos no mercado publicitário e tem parceria com o festival francês Cannes Lions, a mais importante festival de publicidade do mundo, realizado na França.

No desafio publicitário, o Encosta produziu um vídeo de divulgação para a PerifaLions, cuja mensagem estava em aproximar mundos que parecem distantes. O diretor-geral do Encosta, Daniel Silva Magalhães, representou o coletivo no festival que aconteceu na Riviera Francesa.

Segundo Daniel, os cinco dias que esteve na França permitiu a ele observar tendências e trazer referências para ampliar os horizontes das produções de seu coletivo. Mas o principal aprendizado foi que a partir do festival, ele atingiu um alto nível de confiança em seu trabalho.

“Eu pensei: ‘se eu consegui chegar até aqui, não tem porque desconfiar do que eu faço’. Eu sabia que era necessário levar esse pensamento para as pessoas com quem quero criar algo. Devemos valorizar o que produzimos e saber do que somos capazes”

LEIA TAMBÉM: O Nicho 54 chegou para fomentar a presença negra no cinema – Emerge Mag

Atualmente, uma das principais parcerias do coletivo é firmada com a Ztarz, marca de roupas streetwear criada por dois irmãos — Alice Silva e  Artur Teixeira — , colaboradores do Projeto Encosta, que visam a junção de elementos de cultura, arte, música e lifestyle através de suas peças de roupas direcionadas ao bem-estar e conforto, com o propósito de revolucionar o meio com suas criações e se tornar referência para jovens empreendedores de quebrada.

Projeto Encosta e Ztarz uniram-se para o lançamento da coleção exclusiva em comemoração à Copa do Mundo de 2022. Para isso, criaram uma mini-série documental para mostrar e incentivar a população a conhecer e consumir os produtos oferecidos pelos próprios comerciantes Jardim Sinhá. #SinháCity

A opção de lançamento da coleção e do documentário durante a opa do Mundo não foi aleatória. A história do  Jardim Sinhá é muito ligada ao futebol. O Campo do Sinhá é uma das principais atrações para visitantes da comunidade, além de área de lazer. O campo também foi cenário para o clipe da música “País do Futebol” de MC Guimê com a participação do rapper Emicida, em 2014. O local carrega ainda uma história de resistência, luta, transformação e comunhão.

Mesmo estourado na cena audiovisual, o coletivo Encosta não pretende abandonar suas raízes. A principal ideia do coletivo é devolver à comunidade a oportunidade que tiveram.

“Entendemos de onde viemos e queremos contribuir com esse lugar. Muitas vezes, crianças do bairro veem a gente trabalhar na quebrada e se espantam com os equipamentos. Não é algo que está presente na realidade delas, mas que deveria estar. Uma vez que a gente sabe fazer a parada, a gente quer fazer com que mais pessoas saibam também. O tiozinho que vende limão na feira vai aprender a mexer na câmera. As crianças vão aprender a mexer”

Foto de Abertura: Ztartz Company e Encosta | Edição: Karol Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Pospornô: a pornografia da diversidade – Emerge Mag

Frustrades com o pornô tradicional, Ediy Porn filma suas próprias histórias de sexo com protagonismo feminino, trans, não-binário e PCD

*Esta reportagem contém linguagem neutra de gêneros gramaticais.

Quem escreveu

Picture of Redação Emerge Mag

Redação Emerge Mag

Revista digital de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional e consultoria de diversidade e impacto social (ESG).

Inscreva-se na nossa

newsletter

MATÉRIAS MAIS LIDAS

ÚLTIMAS MATÉRIAS

NEWSLETTER EMERGE MAG

Os principais conteúdos, debates e assuntos de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional no seu e-mail. Envio quinzenal, às quartas-feiras.