Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Agenda cultural: o que fazer em São Paulo no feriado prolongado?

28/03/2024

De festas na rua à exposições de arte, veja dicas de rolêzinhos culturais na capital

Essa é para você que não vai viajar e está buscando o que fazer em São Paulo no feriado prolongado. A equipe da Emerge Mag separou algumas dicas de agenda cultural para quem quer fazer um rolêzinho diferente, sozinhe, com a família, dates ou amigues. E o melhor, gratuito ou no precinho. 

FESTIVAL TERRA PALESTINA NO AL JAHNIA

O Al Janiah realiza a primeira edição do festival que relembra o Dia da Terra Palestina que ocorre todos os anos no dia 30 de março. Com shows (na rua), exibição de filmes, apresentações de dança, leitura de poesia e gastronomia palestina tradicional. 

A data remonta ao ano de 1976, quando uma greve geral e passeatas ocorreram na Palestina contra a ocupação sionista de Israel. Em 2024, a data tem peso especial pela tragédia humanitária que os palestinos enfrentam. Gaza já soma mais de 32 mil mortos. Informações no Instagram. O Al Janiah fica na rua Rui Barbosa, 269, no Bixiga e o festival acontece no sábado (30), a partir das 14h. É só colar!

VEJA TAMBÉM: SEIS FONTES PARA ENTENDER A TRAGÉDIA NA PALESTINA

PEQUENAS ÁFRICAS: O RIO QUE O SAMBA INVENTOU

Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou reconstitui a cena cultural que, entre os anos 1910 e 1940, produziu e consolidou o samba urbano tal qual ficou conhecido no Brasil e no mundo. Por meio de gravações, obras, documentos e objetos dos acervos do IMS (Instituto Moreira Sales) e de outras instituições, a exposição mostra ainda como, para além dos aspectos históricos, a complexa rede de solidariedade, espiritualidade e música formada naquele momento se espraia pela produção contemporânea, das escolas de samba e dos blocos, dos terreiros e dos quintais.

A entrada é gratuita e a exposição permanece em cartaz até o dia 21 de abril. Nesse feriado, o funcionamento é das 10h às 20h. Última admissão: 30 minutos antes do encerramento, no IMS Paulista, na Avenida Paulista.

ESPETÁCULO PAVÃO MISTERIOSO

O espetáculo é um convite para um quilombo erótico místico, território de potência e liberdade. “Mas, para que possamos prosseguir, e para que seus mil olhos despertem e possam verdadeiramente enxergar as encantarias dos mistérios, o Pavão terá de morrer… e renascer novamente a todo o tempo, em canto, dança e festa”, introduz a sinopse. Em cartaz até sábado, 30 de março, às 18h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, Bom Retiro. Ingressos distribuídos com 1h de antecedência.

OCUPAÇÃO MARIA BETHÂNIA

A Ocupação Maria Bethânia é um evento que celebra a vida e obra da renomada cantora brasileira. Realizada no Itaú Cultural, na Avenida Paulista, em São Paulo, a exposição acontece até 9 de junho, com horário de funcionamento das 11h às 20h, de terça a sábado, e das 11h às 19h, aos domingos. 

Por meio de fotos, vídeos, documentos e objetos pessoais, quem visitar a exposição poderá se sentir imerso no universo da artista, além de conhecer melhor sua trajetória, sua influência na música brasileira e sua relação com a cultura popular brasileira.

VEJA TAMBÉM: PREMIADO EM CANNES, FILME BRASILEIRO ABORDA DIREITOS REPRODUTIVOS

33º PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES DO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

O 33º programa de exposições do Centro Cultural de São Paulo está rolando desde o dia 16 de março e vai até o dia 16 de junho. A mostra reúne cerca de 24 artistas selecionados e ocupa os dois pavimentos expositivos do prédio: os pisos Caio Graco e Flávio de Carvalho. A classificação é livre e os ingressos são gratuitos. 

A exposição acontece na Rua Vergueiro, 1000, na Liberdade. Durante os dias da semana, de terça a sexta-feira, o horário de abertura é das 10h às 20h, enquanto aos sábados, domingos e feriados a exposição abre às 10h e fica aberta até as 18h.

EXPOSIÇÃO SALLISA ROSA: TOPOGRAFIA DA MEMÓRIA

A artista visual indígena brasileira Sallisa Rosa, ocupa a Galeria Praça, na Pina Contemporânea, com sua primeira grande instalação composta principalmente por esculturas em cerâmica, abordando questões ligadas à memória, ancestralidade, paisagem e erosão da terra. Entre fotografia, vídeo, performance e instalação, Rosa explora a conexão humana com a terra, utilizando o barro coletado como material e estabelecendo um vínculo único com o solo e o território. No sábado, a entrada é gratuita, das 10h às 18h na Av. Tiradentes, 273 – Luz, São Paulo

#FICAADICA: Vale olhar a programação das Fábricas de Cultura e dos Sesc’s espalhados pela cidade, as instituições promovem eventos culturais de todo o tipo, que também costumam ser gratuitas ou com preços acessíveis.

Quem escreveu

Picture of Carolina Ferraz

Carolina Ferraz

Jornalista graduada na ESPM. Apaixonada por escrever, ler, ouvir música e produzir conteúdo de moda. Experiência em produção de entrevistas, apuração e edição de jornal. Trabalhou na CNN Brasil.

Inscreva-se na nossa

newsletter

MATÉRIAS MAIS LIDAS

ÚLTIMAS MATÉRIAS

NEWSLETTER EMERGE MAG

Os principais conteúdos, debates e assuntos de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional no seu e-mail. Envio quinzenal, às quartas-feiras.