Em 2009, quando começou na profissão, a maquiadora Carol Romero não se sentia representada no mercado de beleza. Havia escassez de modelos negras e de profissionais preparados para lidar com cútis que não fosse branca.
Dez anos depois, a própria Carol está ajudando a mudar esse panorama. Em 2019, ela lançou seu primeiro livro, intitulado “Dicas de maquiagem para pele negra”, obra publicado pela Soul Editora.
O livro nasceu da necessidade da maquiadora de encontrar conteúdo sobre cuidados com pele negra e devido a escassez do tema nas bibliografias dos cursos que realizou.
“Em um país onde 54% da população não é branca, como nós podemos ser vistos como minoria? E como a maioria dos profissionais do mercado de beleza não sabem fazer maquiagem em pele negra?”
A partir dessas reflexões, Carol se dedicou a pesquisar e ampliar o conhecimento as características específicas de peles negras e miscigenadas.
Seu livro traz uma introdução à história da maquiagem (do período paleolítico, passando pelo Antigo Egito, cujo povo era negro), explica as diferentes tonalidades de pele negra e apresenta técnicas específicas de cuidados para cada uma delas.
Há poucos dias, a autora participou de um evento de lançamento do livro no Jardin do Centro, cafeteria e floricultura localizada no centro de São Paulo.
De acordo com Carol, sua atuação além dos camarins e salões de beleza tem ganhado força devido ela entender que maquiagem e cuidados com a pele são formas genuínas de conhecer a sua origem e valorizar a beleza e estética negra.
“Entre as mulheres negras, conhecer sua ancestralidade é um elemento fundamental para a transformação pessoal e resgate da autoestima”
CONSUMIDORAS EXIGENTES
Formada em maquiagem cênica e peles negras pelo SENAC, Carol tem experiência em educação profissional, criou workshops especializados e ministrou aulas para Liceu de Maquiagem, Muene Cosméticos e MAC Cosmetics. Somente na última empresa, ela realizou três workshops sobre maquiagens para pele negra.
Carol também se destaca devido as parcerias com artistas. Ela já trabalhou com a rapper Ana P. e com a cantora e MC Drik Barbosa, artista da LAB, selo musical do Emicida.
Ela ressalta que, nos últimos anos, o que tem forçado a indústria da beleza a se especializar no público negro, que antes não era prioridade, é a exigência das próprias consumidoras, que representam uma grande fatia do faturamento das empresas.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Feira Preta realizada pelo Instituto Locomotiva, a população negra movimenta R$ 1,7 trilhão ao ano no Brasil. Se os consumidores negros formassem um país, seria o 11º país do mundo em número de habitantes, com 114,8 milhões de pessoas, e 17º em consumo.
SERVIÇO
Livro “Dicas de Maquiagem Para Pele Negra“
Autora: Carol Romero.
Preço: R$ 49,90 (cotação online realizada no dia 21/10).
Compre no link.
Jardin Do Centro
Cafeteria e loja de plantas. Um pequeno oásis verde no centrão de São Paulo.
Rua General Jardim, 490, Vila Buarque – São Paulo (SP).
De segunda a sábado, das 9h às 20h, e domingo, das 10h às 17h.
Siga o Jardin do Centro no Instagram.
Diálogos e Café
Diálogos e Café é a nova editoria da Emerge Mag, fruto de uma parceria com o Jardin do Centro, que congrega a marca homônima; o Quintal do Centro; o Bento 43 e a Quadra 27. A parceria de mídia consiste, principalmente, na cobertura de eventos culturais, artísticos e de viés social de diferentes vertentes.
FOTOS: Kalinca Maki