Com mais de 400 mil seguidores no Instagram, o artista visual Susano Correia é conhecido nas redes por suas pinturas a óleo que abordam questões existenciais e psicológicas. Sua pesquisa é voltada a aspectos comuns na vida da maioria das pessoas, como vida, morte, amor, solidão, saudade e perda – inquietações que nascem da relação do sujeito com ele mesmo. Outra característica marcante é a sua representação do ser humano. A figura, sempre com semblante melancólico, não possui identidade definida. Assim, ela pode ser várias ou apenas uma só, inclusive a de quem a observa. Susano complementa:
“A intenção com o personagem é vestir as angústias de uma maneira subjetiva, para que as pessoas sintam empatia e identificação. É para todos e para ninguém. Minha inspiração é a vida: a experiência humana como um todo.”
Natural de Florianópolis, o artista estreou recentemente sua primeira exposição em São Paulo, onde mora desde 2019. Batizada de “À Melancolia”, a mostra reúne 80 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas. Realizada na galeria Objectos do Olhar, a exposição gratuita vai até o dia 5 de abril (veja o serviço abaixo).
Em entrevista à Emerge, Suzano conta que a mostra tem influência na vida e obra do filósofo alemão Friedrich Nietzche (1844-1900), autor de textos críticos ao cristianismo, moral e cultura contemporânea. A referência está explicita já no nome da exposição, “À melancolia” é o título de antologia poética do filósofo, cuja edição em português tem ilustrações de Susano.
Além de Nietzche, o catarinense também se debruça sobre a psicanálise, a literatura e a música para desenvolver suas criações. Ele destaca o autor russo Fiódor Dostoiévski, o cantor João Gilbert e a banda Novos Baianos.
LEIA TAMBÉM: Corpos como tela com Bianca Foratori
DEMOCRATIZAÇÃO DA ARTE
Susano desenvolve uma linguagem pictórica contemporânea, com preocupações didáticas, e usa meios democráticos para expor seus trabalhos ao grande público. Desde 2008, o artista disponibiliza suas obras na internet, o que impulsionou muito a exposição dos trabalhos para o grande público. A universalização pictórica digital também fez com desenhos do artista se materializassem como tatuagens nos corpos de outras pessoas.
“É bem positivo ver meus desenhos sendo tatuados. É um consumo de arte que coloca as pessoas num contato íntimo de identificação. E dialoga com significantes da minha pesquisa: acessibilidade e universalização.”
SUSANO CORREIA, ARTISTA
Falando em democratização, no início de março, Susano foi o escolhido do júri popular na premiação do 16º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos, Categoria Desenho. Aos 33 anos e com mais de 25 exposições no currículo, o artista afirma que seu atual momento na carreira é a realização de um sonho. “E sigo sonhando”, finaliza ele.
SERVIÇO
Exposição “À Melancolia” de Susano Correia
Data: 5 de março a 5 de abril
Horário: 11h às 20h, de terça a domingo
Local: Galeria Objectos do Olhar (Rua Augusta, 837)
Gratuita
IMAGENS: Acervo do artista