Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Alice Kollwitz: A liberdade é uma ilusão

27/04/2018

Apaixonada por cinema e moda, Alice Kollwitz se mudou para São Paulo para atuar como stylist em videoclipes, TV, curtas e longas-metragens.

Há três anos, Alice Kollwitz trocou as praças de Belém do Pará, onde costumava andar de patins e tomar Tacacá, pelo fervo da Praça Roosevelt, na capital paulista.

Ao desembarcar em São Paulo, o clima chuvoso aos finais das tardes de verão parecia ser um sinal de boas-vindas. Ela já estava habituada ao clima úmido. Belém é a cidade que mais chove no Brasil.

Por outro lado, Alice estranhou o frio. Não só o medido pelo termômetro, mas também o ar gélido dos desconhecidos do novo lar.

“Muitas pessoas me pareciam mesquinhas”, diz ela.

Mas isso também não chegou a ser um grande problema. Ela tinha pessoas para aquecê-la. Alice chegou à metrópole acompanhada de três amigos paraenses, entre eles o cantor Jaloo e o fotógrafo de moda Junior Franch.

LEIA MAIS: Casa de Criadores: a moda como reflexão e denúncia política

Aliás, moda é a paixão de Alice desde os 13 anos. Aos 16, ela já trabalhava como stylist junto com o amigo Franch. ”A moda me desafia a pensar no novo”, diz ela. “Por meio de uma análise do passado, compreendo o hoje e vislumbro o futuro.”

O conhecimento de Alice com figurinos foi fundamental para ela se estabelecer em São Paulo. Amigos e novos contatos na cidade a convidaram para trabalhar com produção de moda em cinema e publicidade. Ela já garimpou e selecionou looks para videoclipes, programas de TV, curtas e longas-metragens. Nos últimos meses, ela participou da equipe da produtora audiovisual O Baile.

Em breve, a produtora deverá lançar seu primeiro longa. Batizado de Todos Nós 5 Milhões, o filme aborda o abandono paterno no Brasil.

“Cinema e moda são áreas complementares. A primeira propõe uma ideia, uma visão e um conceito. A segunda apresenta uma história, que também é contada por meio das cores e peças de roupa”

Entre seus diretores prediletos estão Wes Anderson, Sofia Copolla e Gaspar Nóe – além dos clássicos Hitchcock e Kubrick. No cinema brasileiro, seus filmes favoritos são Estômago, O céu de Suely e A Toca do Lobo. O último é uma adaptação do livro homônimo do escritor Tomaz Xavier de Azevedo Cardoso de Figueiredo, ganhador do Prémio Eça de Queiroz, em 1948.

E quais são as características que mais gosta em você mesma, Alice?

“Gosto do fato de ser uma eterna metamorfose intensa. De mudar de hábito, de lugar, de cabelo e de ideias. A liberdade é uma ilusão, mas cada um pode escolher a sua jaula como queira”

CASA MATAHARI MARIPOSA E BRECHÓ QUIMERA

Alice foi fotografada por Kalinca Maki, especializada em retratos e editora de fotografia de Emerge Mag. As roupas usadas no ensaio são do acervo do Brechó Quimera, sob curadoria de Rafael Dardes, fotógrafo de moda e fundador da marca.

A locação utilizada foi a Casa Matahari Mariposa. O espaço foi fundado por Lu Pilibbossian, que, sem muitos recursos e expectativas, transformou sua casa num ambiente cultural e festivo com shows de bandas autorais e independentes.

O espaço funcionou no mesmo lugar, no bairro do Ipiranga, por cerca de cinco anos. Porém, no início de 2018, o centro cultural foi fechado pela Prefeitura de São Paulo.

Enquanto Lu corre atrás da legalização e readequação do espaço original, a Casa Matahari Mariposa foi reaberta na Rua Silva Bueno, 493 (também no Ipiranga).

Além de bar e shows, o novo espaço tem abrigado sessões de filmes de terror, aulas de música, ensaios fotográficos e eventos artísticos. A próxima festa, com a banda Samba da Chinela Voadora, acontecerá no dia 6 de maio.

Veja o ensaio completo abaixo:

Fotos: Kalinca Maki
Styling: Rafael Dardes, com peças do acervo Brechó Quimera
Produção: Thiago Higa
Locação: Casa Matahari Mariposa 
Modelo: Alice Kollwitz

Quem escreveu

Picture of Italo Rufino

Italo Rufino

Jornalista pós-graduado em marketing com dez anos de experiência. Trabalhou na revista Exame PME (Editora Abril), nos sites Diário do Comércio e Projeto Draft e na ONG de urbanismo social A Cidade Precisa de Você. Natural de Diadema (RMSP). Pai de uma criança de 10 anos. Fundador da Emerge.

NEWSLETTER EMERGE MAG

Os principais conteúdos, debates e assuntos de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional no seu e-mail. Envio quinzenal, às quartas-feiras.