Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O que é Muximba? Palavra africana se popularizou com Luedji Luna

02/08/2022

Foto em preto e branco de mulher negra deitada em uma rede olhando para a foto, com rosto sério, porém tranquilo. Usa uma blusa branca de renda de manga comprida.

Palavra Muximba tem origem banto, que compõe parte do nosso Pretuguês, e enriquece a linguagem e a cultura brasileira.

Não dá para negar a influência da cultura africana na formação da cultura brasileira, e mesmo com as inúmeras tentativas de apagamento, as tradições se enraizaram, enriqueceram a nossa sociedade e uma das maiores influências está nas nossas linguagens, principalmente no nosso idioma.

Muximba não é uma palavra que costumamos utilizar em nosso dia a dia, mas podemos encontrá-la em obras do escritor baiano Jorge Amado, que sempre salientou a importante contribuição das tradições de origem africana na criação da cultura baiana que ele evidenciava na sua literatura, como é o caso do livro “O Sumiço da Santa”, de 1988.

O termo, porém, ganhou força e se popularizou, principalmente na internet, após Luedji Luna regravar em 2020, no álbum “Bom mesmo é estar debaixo D’água” (leia mais sobre o álbum aqui), a canção Uanga, do poeta-ogã Lande Onawale. Muximba significa coração e é uma palavra de origem banto, que compõe parte do nosso Pretuguês.

LÉLIA GONZÁLES INTELECTUAL, ANTROPÓLOGA E ATIVISTA, QUE CRIOU O NEOLUGISMO PRETUGUÊS. Divulgação

Abadá, axé, caçamba, cachaça, cachimbo, dengo, fubá, miçanga, moleque, quitanda, quitute, cafofo, muvuca… Esses são alguns exemplos de que compreender a história e os saberes de povos tradicionais é fundamental para se entender também o vocabulário brasileiro.

Hoje podemos observar no dicionário brasileiro uma variedade de termos que usamos em nosso dia a dia, sem termos a noção de sua origem africana, mais especificamente do povo banto.

Lélia Gonzalez – uma das minhas referências – intelectual, antropóloga, ativista, professora universitária e muitas outras coisas, criou o neologismo Pretuguês. O termo cunhado por ela foi responsável por pensar a formação da identidade cultural brasileira por meio das palavras provenientes de idiomas africanos.

O Pretuguês acaba sendo também um ato contra o embranquecimento da língua e do conhecimento. Desta forma, Muximba é onde nasce o amor e, como canta Luedji:

O amor é coisa que mói muximba e depois o mesmo o que faz curar

LUEDJI LUNA, CANTORA

FOTOGRAFIA: Reprodução/Facebook Luedji Luna/Wikimmedia Commons

Quem escreveu

Inscreva-se na nossa

newsletter

MATÉRIAS MAIS LIDAS

ÚLTIMAS MATÉRIAS

NEWSLETTER EMERGE MAG

Os principais conteúdos, debates e assuntos de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional no seu e-mail. Envio quinzenal, às quartas-feiras.