Nas últimas semanas, esportistas do Itaim Paulista passaram a ver cores onde antes só enxergavam cinza. Não, não rolou um mutirão de exames oftalmológicos e nem distribuição de óculos. Na real, o que aconteceu foi uma série de revitalizações de quadras poliesportivas da região. Em três meses, cinco espaços receberam pintura nova.
A reforma das quadras envolveu mais 30 pessoas, entre artistas e equipes de produção e comunicação. Foram usadas mais de mil latas de spray e cerca de 3 mil litros de tinta.
O responsável pela iniciativa é Dream Team do Guetto. Fundado em 2014, o coletivo cultural é formado por DJs, artistas visuais e comunicadores. Além dos fundadores Danilo Clarke e DJ Elvis, são integrantes Davi Mister D, Emerson Gaco e Rafael Félix, este último também integrante da Emerge Mag.
Seja nos beats, grafite, tatuagens, fotografias e vídeos, o que une o coletivo é o objetivo de manter viva a cultura hip hop no extremo leste da cidade de São Paulo.
LEIA TAMBÉM: Com becos e vielas, games retratam a periferia para divertir e educar
A pintura das quadras era um desejo antigo, tanto do coletivo quanto das pessoas das comunidades. Nos últimos anos, antigos campos de futebol de várzea foram transformados em quadras poliesportivas. A mudança se deu, principalmente, devido à maior urbanização e lançamentos imobiliários nos distritos de São Miguel e Itaim Paulista.
De acordo com o Dream Team do Guetto, era fundamental que os novos espaços refletissem as identidades culturais das comunidades. Ao mesmo tempo, havia a preocupação de oferecer espaços seguros e acolhedores para a prática de atividades físicas e eventos culturais.
“A pintura artística nas quadras não apenas embeleza o ambiente, mas também engaja os moradores, fortalece o senso de pertencimento e cria espaços de convivência.”
Danilo Clark, fundador do Dream Team do Guetto
VEJA MAIS: Coletivo Coletores: luz no concreto e aço
BASQUETE 3X3 PARA REESTREAR QUADRA
Realizadas entre julho e outubro de 2024, as intervenções artísticas urbanas contemplaram as quadras do Jardim Maia (Avenida Marechal Tito, 3185); Jardim Bartira (Rua Crescente, 98); Jardim Robru (Rua Francisco Monteiro Tavares, 108); Favela do Torresmo (Rua Areias, 98); Jardim Nazaré (Rua Alegria do Norte, 140). A iniciativa teve apoio da Prefeitura de São Paulo.
Cada quadra foi pintada por um artista diferente. Foram eles Ope-Op (Jardim Maia); MRD (Jardim Bartira); 7Kari (Jardim Robru); Negrute (Favela do Torresmo) e Jonab (Jardim Nazaré).
Em dezembro, o Dream Team do Guetto realizou o seu primeiro evento após as intervenções artísticas. A quadra escolhida foi a do Jardim Robru. A atração principal foi um campeonato de basquete 3×3.
O basquete 3×3 é inspirado no movimento do esporte de rua, cheio de música — o hip hop é símbolo do esporte — e informalidade. Na modalidade, é usada apenas uma cesta, com equipes de três jogadores e partidas que terminam depois de 10 minutos ou quando um dos times atingem 21 pontos.
Em clima de Natal, o evento contou com shows de rap, samba e apresentações de DJ. Houve oficinas de grafitti e fotografia, live painting e espaço com brinquedos para crianças.
O evento foi o sétimo realizado pelo Dream Team do Guetto em 2024.
FOTOGRAFIAS: Rafael Felix.
REPORTAGEM: Guilherme Schanner.