Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

16 blocos de carnaval que representam a diversidade de São Paulo

31/01/2018

Selecionamos os blocos mais emblemáticos da cidade para guiar os foliões por uma viagem multicultural, da bateria do Ilú Oba de Min ao funk da Carnakoo, passando pelo techno da Vampire Haus até a nova MPB do Love Fest

Chegou a época de se esbaldar de glitter, montar fantasias babadeiras com peças da 25 de março, botar a catuaba para gelar e juntar as amigas na rua. É carnaval em São Paulo.

Nos últimos anos, o número de blocos multiplicou, criando uma enorme efervescência artística e cultural na cidade. De acordo com a prefeitura, neste ano haverá 550 blocos, que iniciarão os trabalhos neste sábado (03/02).

Selecionamos blocos e festas de diferentes estilos, grandes e pequenos, novos e já tradicionais, mas com a particularidade de representar as diferentes nuances da cidade.

Confira a nossa lista.

DO DIA 3 AO DIA 4

Carnakoo
Bloco da festa Batekoo, que mistura ritmos black como hip-hop, rap, funk carioca, R&B, trap, twerk, ragga, dancehall, bahia bass e kuduro. A proposta é valorizar a diversidade, com foco no público negro.
Quando: 03/02 (sábado). Entre 15h e 20h.
Concentração: Largo do Paissandu, República.

Frevo Mulher e Bicho Maluco Beleza
É um dos maiores blocos da cidade. Tem muvuca, sim. Tem cercadinho horrível da Skol, também. Mas tem Alceu Valença e Elba Ramalho cantando os clássicos de O Grande Encontro (série de shows que reúne também Geraldo Azevedo e Zé Ramalho) e músicas típicas do carnaval de Olinda e Juazeiro.
Quando: 03/02 (sábado). Entre 12h30 e 18h30.
Concentração: Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera. Cada bloco terá um trajeto diferente.

Ptas Vampiras
O bloco da Vampire Haus, festa de techno underground, promete ser um dos mais frenéticos do carnaval. E será só um esquenta para uma rave urbana que acontecerá no mesmo dia, num galpão madrugada adentro.
Quando: 03/02 (sábado). Entre 16h e 22h.
Concentração: Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Teatro Municipal.

Festa Lunática
Realizada sempre em noites de lua cheia, a festa trará um clima místico para a avenida. A grande atração será a boladona Tati Quebra-Barraco, além de performances, como a de Ebony Pinup. “Quem gostou bate palma, quem não gostou, paciência.”
Quando: 03/02 (sábado). Entre 16h e 22h.
Concentração: Largo São Francisco, Sé.

Sereianos
Em apenas três anos, o bloco já virou queridinho das gays da cidade. Toca axé, brasilidades, funk, pop brasil e música bagaceira. Vai ter fantasia de unicórnio, bailarina e sereia (claro). A ideia é botar a cauda para sarrar.
Quando: 03/02 (sábado). Entre 17h e 20h.
Concentração: Praça da República, República.

Chacoalha Bichona
O bloco com maior número de maiôs e meia arrastão que se tem notícia. A ideia é levar o clima de festa na piscina para as ruas. No som, toca tudo que pode fazer a bunda tremer.
Quando: 04/02 (domingo). Entre 16h e 21h.
Concentração: Rua Dona Veridiana, 111, Santa Cecília.

ILÚ OBÁ DE MIN: MÚSICAS DE MATRIZES AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS/Foto: Érica Catarina Pontes

DO DIA 10 AO DIA 14

Tarado Ni Você
Criado há cinco anos para homenagear Caetano Veloso, a cada carnaval o bloco traz um tema para as avenidas do centro. Neste ano, o mote é Profane, um levante ao conservadorismo e caretismo que ainda resistem em grande parte da cidade. Então, tomemos as ruas e sejamos livres.
Quando: 10/02 (sábado). Entre 10h e 16h.
Concentração: Avenida Ipiranga com a São João (claro), República.

Animalia
Comando pelo coletivo de performance Animalia, um dos mais empolgantes e autênticos da nova leva, o bloco terá como mestre de cerimônia a cantora Aretha Sadick. Prepare-se para funk, hip-hop, dubsystem e bunda no chão.
Quando: 10/02 (sábado). Entre 16h e 18h.
Concentração: Coreto da Praça Antonio Prado (na frente do prédio da Bovespa), Sé. O bloco é fixo, não sai da praça.

Ilú Obá De Min
Bloco que já se tornou tradicional do carnaval paulistano é composto por mulheres ritmistas que tocam músicas de matrizes africanas e afro-brasileiras. Possui proposta de intervenção cultural baseada na preservação de antigas tradições.
Quando: 11/02 (domingo). Entre 14h e 19h
Concentração: Rua Barão de Piracicaba, sem número, Casa Verde.

COLETIVO DE PERFORMANCE ANIMALIA: SEGUNDO ANO NO CARNAVAL PAULISTANO/Foto: Bruno Del Rio

Blocú Venga-Venga + Me Fode Que eu Sou Produção
A Venga-Venga é conhecida pelas festas com cores vibrantes, clima hedonista, resgate do folclore e fantasias e adereços que lembram uma mistura de festa do boi do Amazonas, festivais indianos e culturas nômades.
Quando: 12/02 (segunda-feira). Entre 15h e 20h.
Concentração: Páteo do Colégio, Sé.

Bloco Pagu
Com uma bateria de mais de 80 ritmistas e banda formada somente por mulheres, o repertório do bloco é composto por canções clássicas de grandes cantoras, como Elis Regina, Margareth Menezes, Gal Costa, Clara Nunes, Elza Soares, Rita Lee, Daniela Mercury e Cássia Eller.
Quando: 13/02 (terça-feira). Entre 15h e 18h.
Concentração: Páteo do Colégio, Sé.

SP Beats
Bloco de música eletrônica com alguns dos melhores DJs de festas independentes da cidade. Serão dois carros. Um com Mamba Negra, Tata Ogan, Zopelar e as minas da Bandida (carreta Apolo). O outro trio será comandado pelos Djs da Carlos Capslock e da Gop Tun (pista móvel Gopslock), que também ficarão numa pista fixa na Praça do Patriarca.
Quando: 13/02 (terça-feira). Entre 15h e 22h.
Concentração: Praça da República (carreta Apolo) e Praça do Patriarca (Gopslock).

Love Fest
Com convidados de renome, como As Bahias e a Cozinha Mineira, Linn da Quebrada, Liniker e Tássia Reis, o bloco terá dois carros. Para animar ainda mais a multidão, haverá performances de drags e pequenas festas ainda na concentração, como Amem e Minhoqueens.
Quando: 12/02 (segunda). Entre 12h e 20h.
Concentração: Praça da República, do lado da Avenida Ipiranga.

DO DIA 17 AO DIA 18

Meu Santo é Pop
Prepare-se para ouvir muita, muita, música de divas pop, como Madonna, Britney Spears, Beyoncé e Lady Gaga. Festa bafo para bater cabelo e fazer coreografia.
Quando: 17/02 (sábado). Entre 12h e 18h.
Concentração: Largo do Arouche com Vieira de Carvalho.

Siga Bem Caminhoneira
Organizado por um coletivo de visibilidade lésbica, o bloco é um espaço para as mulheres se sentirem livres, respeitadas e empoderadas. Como elas mesmas afirmam, é uma catarse sapatão, com direito a peito purpurinado e beijo na boca.
Quando: 18/02 (domingo). Entre 14h e 18h.
Concentração: Bar Quenga Paulista, Rua Treze de Maio, 886, Bela Vista.

Quer mais? Veja a lista completa dos blocos do carnaval de São Paulo.

FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

Quem escreveu

Picture of Italo Rufino

Italo Rufino

Jornalista pós-graduado em marketing com dez anos de experiência. Trabalhou na revista Exame PME (Editora Abril), nos sites Diário do Comércio e Projeto Draft e na ONG de urbanismo social A Cidade Precisa de Você. Natural de Diadema (RMSP). Pai de uma criança de 10 anos. Fundador da Emerge.

Inscreva-se na nossa

newsletter

MATÉRIAS MAIS LIDAS

ÚLTIMAS MATÉRIAS

NEWSLETTER EMERGE MAG

Os principais conteúdos, debates e assuntos de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional no seu e-mail. Envio quinzenal, às quartas-feiras.