O Museu da Diversidade está com uma agenda de eventos que celebram trajetórias, discutem temas urgentes e abrem espaço para múltiplas narrativas. Na última semana do mês, os destaques são o Clube do Livro, o Rolezinho LGBTQIA+ e o Cineclube Diversidade, que traz exibição e bate-papo sobre o documentário Rosas do Asfalto.
As atividades acontecem nos dias 29 e 31 de março. Todas são gratuitas, com atividades presenciais e online.
Começando no dia 29, às 15h, o Rolezinho LGBTQIA+ convida a historiadora Margareth Rago para um mergulho no panorama do trabalho sexual feminino entre 1890 e 1930 na cidade de São Paulo. A pesquisadora, referência no tema, investiga como discursos médicos, criminais e literários ajudaram a moldar as percepções sobre o trabalho sexual naquele período.
O evento ainda contará com o lançamento de livros de ativistas que abordam a luta e as conquistas das trabalhadoras sexuais.
LEIA MAIS: A beleza da comunidade negra LGBTQIA+ pela sul-africana Zanele Muholi.
Também no dia 29, às 17h, o Cineclube Diversidade exibe Rosas do Asfalto, documentário de Daiane Cortes que traz relatos sensíveis de mulheres cis e de uma travesti que envelhecem no trabalho sexual.
Com histórias de luta, fé e resistência, o filme propõe uma reflexão sobre o corpo como moeda de troca e a marginalização dessas trajetórias. Após a sessão, o público participa de um bate-papo com Fátima Medeiros, fundadora da Associação de Prostitutas da Bahia (APROSBA), que lança sua autobiografia Puta História.
No dia 31, às 19h, o Clube do Livro do MDS convida o público para debater Tecnologias Ancestrais de Produção de Infinitos, de Cidinha da Silva, sob a mediação da escritora Tatiana Nascimento. A obra, dividida em três partes – Carcará, João-de-Barro e Bem-te-vi –, costura reflexões sobre raça, gênero, mercado editorial e o fazer literário. O encontro acontece online, via Google Meet, e é gratuito.
VEJA TAMBÉM: Conheça 7 lideranças LGBTQIA+ do mundo dos negócios.
Com a missão de ser um local de acolhimento, desenvolvimento de projetos e pesquisa sobre a comunidade LGBTQIA+, o Museu da Diversidade Sexual tem reafirmado o seu papel como espaço de fomento à cultura e ao pensamento crítico. Mais informações sobre a programação podem ser acessadas no site da instituição.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
SERVIÇO
Museu da Diversidade Sexual
Estação República do Metro. Rua do Arouche, 24, República, São Paulo, SP.
Rolezinho LGBTQIA+: 29 de março, 15h.
Cineclube Diversidade: 29 de março, 17h.
Clube do Livro: 31 de março, 19h, Google Meet (online).
Atividades gratuitas.