Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mina Cultural orienta mulheres a tecerem futuro nas artes têxteis

17/04/2023

Mina Cultura orienta mulheres a tecerem futuro nas artes têxteis

Iniciativa promove aulas de empreendedorismo e formação em produção têxtil para mulheres artesãs nos CEUs de São Paulo


Por meio da linha e da agulha, a Mina Cultural orienta mulheres da periferia de São Paulo a tecerem futuro. O coletivo está com inscrições abertas e gratuitas para o curso Linha Mestra, cujo objetivo é capacitar 150 mulheres em produção têxtil, com foco na geração de renda, comércio ético e criação de mercados nas comunidades locais. Além das capacitações, o projeto tem planos para exposições públicas dos produtos criados pelas participantes e uma plataforma de vendas online para apoiar o empreendedorismo.

O programa será realizado em cinco CEUs de São Paulo: CEU Parque Novo Mundo, CEU Alvarenga, CEU Perus, CEU Sapopemba e CEU Parelheiros (confira agenda do curso abaixo). As aulas incluirão cinco oficinas semanais de artesanato têxtil, com duração de três horas cada uma, e mais quatro oficinas semanais de preparação para o empreendedorismo, comércio ético e solidário, com três horas de duração cada. Os horários serão divulgados no site e redes sociais do projeto. As oficinas são gratuitas e todo material será fornecido pelo projeto.

Mina Cultura orienta mulheres a tecerem futuro nas artes têxteis
Coletivo Teia de Aranha é responsável pelas oficinas de costura da iniciativa. (Foto: Divulgação)

Na programação do curso, destaca-se o módulo “Costurando a Liberdade”, comandado por Vera Santana, especialista de gestão de projetos da USP, que desenvolve há mais de 20 anos projetos culturais de impacto social.

“As mulheres serão estimuladas a refletir sobre assuntos de seu interesse e de seu grupo e a criar traduções artísticas de suas histórias em trabalhos autorais, ao mesmo tempo em que desenvolverão diretrizes empreendedoras e de comércio ético, para resultar em mais autonomia de vida e empoderamento”, diz Maysa Lepique, produtora da Mina Cultural.

Criado pela Mina Cultural, o projeto Linha Mestra conta com a ajuda do Coletivo Teia de Aranha, responsável pelas oficinas de costura da iniciativa. A empresa está há 20 anos no mercado, criando projetos de bordados livres e inspirados na literatura brasileira.

SERVIÇO:

CEU Parque Novo Mundo (zona Norte)

Av. Ernesto Augusto Lopes, 100 – Parque Vila Maria

Tel. (11) 96893-1442. Inscrições na secretaria até 17 de abril

Aulas às 2as feiras, das 9h às 12h, de 17 de abril a 03 de julho

CEU Alvarenga (zona Sul)

Estrada do Alvarenga, 3752 – Balneário São Francisco

Tel. 11 – 5672-2500. Inscrições na secretaria até 17 de abril

Aulas às 2as feiras, das 15h às 18h, de 17 de abril a 03 de julho

CEU Perus (zona Norte)

Rua Bernado José de Lorena, S/N – Vila Fanton

Tel. (11) 3915-8730. Inscrições na secretaria até 12 de junho

CEU Sapopemba (zona Leste)

Rua Manuel Quirino De Mattos , S/N – Jardim Sapopemba

Tel. (11) 20759100 – Inscrições na secretaria até 07 de agosto

CEU Parelheiros (zona Sul)

Rua José Pedro de Borba, 20 – Jardim Novo Parelheiros

tel. (11) 5926-6900 – Inscrições na secretaria até 07 de agosto

Horário das aulas das oficinas que acontecerão nos CEUs Perus, Sapopemba e Parelheiros serão divulgadas no site e nas redes sociais do projeto: www.linhamestra.minacultural.com.br

Impacto socioambiental: a moda sustentável de mulheres negras – Emerge Mag

Terceira reportagem de Emerge Potências da Moda apresenta marcas de moda sustentável. A Az Marias cria roupas com resíduos têxteis e a Da Lama desenvolve peças artesanais para mulheres de periferias. 

 Marcas de moda sustentável Da Lama. Crédito: Kalinca Maki

Quem escreveu

NEWSLETTER EMERGE MAG

Os principais conteúdos, debates e assuntos de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional no seu e-mail. Envio quinzenal, às quartas-feiras.