É bem provável que você já se deparou com a palavra “cisgênero”. Se ainda tem dúvidas sobre o significado, fique tranquilo, pois não é o único. Nos últimos 12 meses, o interesse pelo termo mais do que dobrou nas pesquisas do Google. Entre os motivos estão a inclusão da palavra em formulários de emprego, lojas online e serviços de saúde.
Para explicar o que é cisgênero, vamos começar pela etimologia, o estudo da origem e evolução das palavras. Derivado do latim, “cis” é um prefixo e significa “deste lado”, “do lado de cá” e “aquém de”. O termo indica a posição de um algo em relação a referências externas. Por sua vez, o prefixo “trans” é exatamente o oposto, ou seja, significa “do outro lado”, “além de”.
O prefixo é usado em diferentes contextos. Por exemplo, quando houve a divisão dos territórios do Império Otomano, após a Primeira Guerra Mundial, o Mandato Britânico da Palestina denominou a região ocidental do Rio Jordão de “Cisjordânia”, pois ela se localizavam do mesmo lado onde domínio inglês estava. Já a região do outro lado do rio foi denominada de “Transjordânia”.
LEIA TAMBÉM: Gênero e sexualidade com a fotógrafa Camila Falcão
Quando falamos em questões de gênero, falamos sobre sociologia. A teoria da Construção Social propõe que conceitos, crenças, normas e valores são resultados de interações contínuas e negociações entre membros de uma sociedade. O autor e sociólogo Paul Preciado afirma que a divisão de gênero binária (masculino x feminino) é uma criação do patriarcado colonial do século XV.
Por sua vez, a filósofa Judith Butler diz que a identidade de gênero – a experiência interna e individual relacionada a performance de gênero com o qual a pessoa se identifica – não necessariamente está em concordância com o sexo biológico (homem x mulher).
Dessa forma, cisgênero é utilizado para definir a pessoa cujo gênero está em concordância com o sexo biológico. Uma pessoa que, ao nascer, foi denominada mulher e possui comportamentos relacionados ao papel do gênero feminino é uma mulher cis. Já um homem cis é aquele que nasceu com o órgão sexual masculino, apresenta características atribuídas ao masculino e se reconhece como homem.
LEIA MAIS: Visibilidade Trans: para ver, ler e sentir
ENTÃO, O QUE É TRANSGÊNERO?
Trans é o oposto de Cis. Transgêneros são pessoas cuja identidade de gênero difere daquela associada ao sexo biológico atribuído no nascimento.
Por exemplo, a cantora Linn da Quebrada é uma mulher trans. Embora, ao nascer, lhe atribuíram o sexo masculino, ela possui características e performance associadas ao feminino – e se identifica como mulher. Em 2022, ao participar do Big Brother, Linn explicou que a tatuagem na sua testa, a palavra “ELA”, servia para que ninguém esquecesse quem Linn havia se tornado: uma mulher.
Um detalhe importante: identidade de gênero não está relacionada com orientação sexual. Um cisgênero pode ser heterossexual, homossexual, bissexual ou assexual, e por aí vai. O mesmo acontece com uma pessoa transgênero. Uma mulher trans que se relaciona com homens cis ou trans é heterossexual. Se ela se relacionasse apenas com outras mulheres, seria lésbica.