As inscrições para a segunda edição do Re-Farm Cria estão abertas. O foco da chamada aberta é impulsionar projetos de jovens profissionais da cadeia da moda: têxtil, calçados, acessórios, designers, comunicação, ateliê, dentre outras. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (5/6), às 17h59, via plataforma Prosas.
Criado pela marca de moda Farm, o Re-Farm Cria busca ampliar e diversificar os pilares da empresa com ações de responsabilidade social. A missão é incentivar gente, moda, natureza, diversidade, circularidade e equidade para tornar o mundo mais abrangente e inclusivo. Bem como seu compromisso com as boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança.
O investimento é de meio milhão de reais para incentivar 20 projetos, com R$ 25 mil cada, de jovens profissionais que já atuam no mercado da moda em todo Brasil.
De acordo com Karen Kristien, analista de responsabilidade social da Farm, a chamada reforça o investimento social no ecossistema da moda para incentivar e fortalecer os jovens talentos, que serão o futuro do mercado, com um olhar especial para os que valorizam a moda afro-brasileira, indígena, plus size e que não reproduzem estereótipos de corpos, gênero e idade.
“Estamos na expectativa de receber projetos que valorizem uma moda dinâmica, leve, colorida, inclusiva e diversa do jeito que gostamos de ser”, diz Karen.
Em parceria com o Instituto Precisa Ser, que fará a gestão, execução e distribuição de recursos às ações selecionadas, a segunda edição do Re-Farm Cria expandiu a participação para todos os cantos do Brasil. Também houve um aumento do aporte financeiro para os projetos selecionados, que será de R$ 25 mil.
A participação é aberta a pessoas físicas e coletivos, desde que atuam no ecossistema da moda e que sejam realizados por jovens.
EMERGE FOI DESTAQUE DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO RE-FARM CRIA
Em 2022, o projeto Emerge Potências da Moda foi selecionado na primeira edição do REFARM-CRIA. Criação da Emerge Estúdio, nossa unidade de conteúdo e inteligência, o projeto foi uma profunda investigação de negócios emergentes de moda da cidade de São Paulo, com foco em lideranças de periferias, LGBTQIA+, negros, mulheres, indígenas urbanos e pessoas com deficiência.
Foram realizados um estudo, debates interativos, relatório micro setorial e série de reportagens e fotografias. Confira:
Moda circular: o reuso sustentável dos brechós
Curadoria e reutilização de roupas com Acervo das Anjas e Brechó Itinerante
Impacto socioambiental: a moda sustentável de mulheres negras
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A criatividade e inovação da marca de moda praia e urbana CM Brand e da Berimbau Brasil, de inspiração afro-indígena.
Tendências, demandas e potências da moda emergente paulistana
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A pequena indústria de aviamentos Ludan Franjas aumentou as vendas com linhas de produtos feitos à mão.
Foto de abertura: Rafael Felix e Kalinca Maki