Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Afeto, moda e coworking na Sala Combina

30/10/2019

Espaço multiuso na Praça da República oferece estações de trabalho, aulas de francês e loja de moda criativa e sustentável

Espaço multiuso na Praça da República oferece estações de trabalho, aulas de francês e loja de moda criativa e sustentável

Se você é jovem, trabalha em algum segmento da economia criativa e vive nos corre de trampo, provavelmente, já ouviu falar de coworking.

Coworking é um espaço de trabalho compartilhado que reúne profissionais independentes para desenvolver projetos sem ser no formato home office ou em espaços públicos.

Geralmente, os coworkings são ambientes pensados para o trabalho autônomo com um custo mais acessível do que o de um aluguel de uma sala comercial. Outra vantagem é propiciar a troca de experiência e a criação de uma rede de contatos entre profissionais.

De acordo com o Censo Coworking Brasil 2018, São Paulo é o estado com maior número de espaços colaborativos, 465 coworking, sendo 273 só na capital.

COLEÇÃO ASTROS, DA MARCA COMBINA: MODA AUTORAL E SUSTENTÁVEL

De olho no potencial do mercado, quatro amigos cariocas saíram da Cidade Maravilhosa e desembarcam na Terra da Garoa para dar vida a Sala Combina, localizada num ponto estratégico e vital da cidade: a Praça da República.

Inicialmente, o projeto era uma marca de moda slow fashion homônima, que surgiu da união de quatro amigos: Armando Henrique, David Batista, Guto César e Vitor Azevedo.

Com idades que variam entre 23 e 30 anos, os jovens têm diversos interesses em comum, como acreditar na moda autoral e de qualidade. Eles também possuem formações e funções complementares.

Armando, ariano com ascendente em Peixes, é formado em moda e responsável por modelagens, criação e pilotagem das peças da marca. Ele também cuida dos bordados, tricô e macramê.

David, o geminiano raiz, é acrobata aéreo e professor de francês e dá aulas na própria Sala Combina. Ele cuida da organização dos eventos e faz parte do casting de modelos da marca.

Guto, sagitariano nato e de espírito livre, é designer gráfico e criador da empresa Arroz de Festa Filmes, que produz filmes de casamento. Na Combina, é responsável pelo marketing digital e cuida do site e redes sociais.

Vitor, ariano do primeiro decanato com um “q” de pisciano, é fotógrafo de moda e responsável pelos editoriais da marca.

Você deve estar se perguntando por que o signo dos meninos é relevante nessa matéria, né?

Trata-se de um spoiler sobre uma das coleções da marca. Batizada de Astros, a linha apresenta peças em tons brancos e pretos e permite bastante versatilidade. As roupas são ideias para quem é rolezeira, pois cabe tanto para trabalhar em escritório quanto para sair nas noites paulistanas.

LEIA MAIS: O Trans Sol capacita mulheres em busca de emprego

ESPAÇO MULTIUSO

A maioria das loucuras de nossas vidas começa na mesa de um bar e com os jovens da Sala Combina não foi diferente.

Quando os amigos se deram conta que estavam insatisfeitos com suas carreiras em terras cariocas, largaram tudo para arriscar a mudança do negócio para São Paulo – tudo aconteceu em apenas um mês.

SALA COMBINA: COWORKING E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

Em todo o processo, eles contaram com a ajuda de Adriana Viana, a amiga que se tornou madrinha da Combina. Adriana é assessora de casamentos e idealizadora da Afro Wedding, que já foi tema de reportagem da Emerge (leia aqui).

Com várias mentes criativas atuando em conjunto, a Sala Combina não é um coworking tradicional. O espaço oferece um leque de possibilidades.

O local é a sede e loja física da Combina.co, marca com foco em impacto social positivo, sustentabilidade e peças agênero (todo mundo pode usar).

Entre os produtos da marca, há a delicadeza de roupas com bordados feitos à mão, o que torna cada peça única; cachecóis de tricô e ecobags, que permite ao consumidor reduzir o uso de sacolas plásticas no dia a dia.

Quando estavam no Rio de Janeiro, as peças tinham mais cores e frescor devido ao clima. Ao desembarcarem em São Paulo, os jovens adaptaram um pouco o conceito ao público paulista, mas as principais características continuam.

A mais nova coleção tem um mix de peças variados, além das camisas e shorts que são o clássico,o destaque vai para as camisas que leva a constelação do seu signo bordado no bolso.

Recentemente, a Sala Combina também se tornou um ambiente de aprendizagem. Toda terça, às 18h30, e aos sábados, às 14h30, há aulas de francês com David como professor. Como o idioma no Brasil ainda é elitizado, as aulas possuem um valor bem acessível, R$100 por mês, com a duração de cinco módulos.

A partir de janeiro de 2020, haverá também oficinas de tricô, workshops de fotografia, aulas de design e sessões de yoga.

Como espaço multiuso, cada detalhe do local é pensando com muito carinho. Os próprios jovens reformaram o banheiro, que ficou inteiramente rosa.

VEJA TAMBÉM: O melhor de Ame Apolinário em sua própria revolução

CAUSA LGBT

Como o mercado de trabalho ainda é muito hostil com o público LGBT, os meninos da Combina sentem muito orgulho em ser gays e empreendedores.

O posicionamento e a iniciativa, inclusive, pode ser uma fonte de inspiração para quem está lendo a matéria e se sente intimidado de tirar suas ideias do papel.

CACHECÓIS DE CROCHÊ DA COMBINA: CAUSA LGBT É UM DOS VALORES DA MARCA

A iniciativa de aulas e oficinas, por exemplo, tem total sinergia com a causa. A ideia é atingir pessoas LGBTs para propagar conhecimento e criar uma rede de afeto.

No entanto, mesmo cheio de boas intenções, eles também estão vulneráveis a homofobia. Há dois meses, os jovens receberam um aviso de um funcionário do prédio onde a Sala Combina fica instalada para retirarem uma bandeira com o arco-íris LGBT da sacada. A justificativa foi que o condomínio não permitia nenhum tipo de bandeira na fachada.

Eles, então, colocaram a bandeira para o lado de dentro da sacada, onde não é vista por quem passa na rua. Poucas semanas depois, o mesmo funcionário ligou novamente pedindo para eles retirarem uma luminária que fica dentro da sacada (tipo ????). Para David, os dois casos estão relacionados e mascaram uma atitude homofóbica.

Mas, enquanto os cães ladram, a caravana não para. A Sala Combina está aberta e inteiramente à disposição para quem quiser fazer compras, trocar boas energias, beber um café, experimentar geladinhos artesanais e… trabalhar.

E aí, vamos combinar?

SERVIÇO
Sala Combina
Praça da República, 80 (Edifício Esther), apto 501 – São Paulo (SP).
Coworking: aberto de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Aulas de francês: às terças-feiras, às 18h30, e aos sábados, às 14h30.

IMAGENS: Thalita Gadelha e Sala Combina

Quem escreveu

Inscreva-se na nossa

newsletter

MATÉRIAS MAIS LIDAS

ÚLTIMAS MATÉRIAS

NEWSLETTER EMERGE MAG

Os principais conteúdos, debates e assuntos de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional no seu e-mail. Envio quinzenal, às quartas-feiras.