Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

A celebração do amor afrocentrado

21/08/2019

Encontro realizado pela Afro Wedding apresentou todos os detalhes de um casamento dos sonhos e frisou o quanto é importante o amor

Nós, negros, crescemos em uma sociedade que nos convence de que não somos dignos de sermos amados, o que causa a desumanização do homem negro e a solidão da mulher negra.

O racismo nos impacta em inúmeros campos, como educação, salários, representatividade e, sobretudo, no âmbito afetivo. Parece que para as pessoas negras o amor é algo distante demais. Por isso, costumamos dizer que um relacionamento afrocentrado é um ato político.

E para dar uma forcinha na nossa libertação pelo amor é que existe a Afro Wedding, consultoria de casamento e cerimonias direcionada a casais afros.

A CELEBRANTE NATHALIA MONTEIRO E FAMÍLIA: A CURA ESTÁ NO ATO E NA ARTE DE AMAR

A Afro Wedding foi idealizada por Adriana Viana. Por anos, ela trabalhou como assessora realizando diversos casamentos.

Em 2018, decidiu criar uma empresa direcionada ao público de casais negros, com o intuito de fortalecer nossa ancestralidade. É como ela diz:

“Toda história de amor deve ser ouvida, compartilhada e fortalecida”

No último domingo (18/08), a Afro Wedding realizou o evento Elo, um bate-papo entre casais afrocentrados e afroempreendedores responsáveis por transformar o dia do casamento em um momento, de fato, inesquecível.

Tudo rolou com uma roda de conversa bem intimista, em uma tarde repleta de histórias de amor e afeto, música ao vivo, risadas e muita emoção.

Foram abordadas diversas questões, como a falta de representatividade em casamentos na mídia.

O encontro aconteceu no Quintal do Centro, cafeteria e floricultura que também abriga um aconchegante espaço para eventos.

O Elo reuniu diversos fornecedores e fornecedoras, todos especializados em uniões matrimoniais.

Participaram Nathalia Monteiro, que realiza celebrações; Carol Romero, que faz beleza de noivas; Paula Guedes, designer de vestidos de noivas do Ateliê 605; Gerson Cass, da Velha Guarda Dândis, marca de trajes de alfaiataria masculina; Kathryn Santana e Edilson Mateus, da Pretin Brigaderia; Marcos Andres, da M. Andres, empresa que reúne músicos para trilhas sonoras de eventos; Mari Marchi, do Ateliê Mari Marchi, que desenvolve lembrancinhas com mensagens escritas à mão; e Badu, artesã que faz sketchbooks.

Também estavam no encontro Erick Rocha, fotógrafo social; e Guto Cesar, da Arroz de Festa Filmes, que faz vídeos de cerimonias.

A lista de fornecedores é grande, mas conta com tudo que um bom casamento pede. Ao mesmo tempo, um dos diferenciais da equipe é o respeito a relação de cada casal e suas particularidades.

EVENTO, QUE ACONTECEU NO QUINTAL DO CENTRO, REUNIU CASAIS E AFROEMPREENDEDORES ESPECIALIZADOS EM SERVIÇOS E PRODUTOS PARA CASAMENTOS (Foto: Rafael Félix)

É tudo uma questão de conexão, onde profissionais e noivos se tornam uma grande família.

Outra diferença dos fornecedores é não tratar os casais apenas como cifras monetárias, como estamos acostumadas a ver neste mercado.

É importante destacar que o mercado de casamentos cresceu 25% entre 2013 e 2016, de acordo com uma pesquisa do Instituto Data Popular e da Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta).

Em 2017, o volume de receitas do segmento alcançou R$ 18 bilhões.

Em meio ao evento, eu conversei com Eliete, uma noiva que me chamou atenção, pois se emocionou muito ao contar a história dela e de seu noivo Rogério (o casal aparece na foto que abre essa reportagem). Ela comenta que não tem visto mulheres negras se casando.

“Desde que decidimos casar, joguei para o universo que o dia do nosso casamento fosse um exemplo de possibilidade para outros casais”, disse ela.

Citando bell hooks, “a nossa cura está no ato e na arte de amar” e a Afro Wedding nos mostra exatamente isso.

SERVIÇO
Afrowedding
Primeira assessoria de casamento brasileira direcionada ao público de casais afros.
Saiba mais nas páginas do Facebook e do Instagram e pelo Whatsapp (11) 97451-7744.

Quintal do Centro
Um quintal verdejante no centro de São Paulo.
Rua Barão de Tatuí, 95, Vila Buarque – São Paulo (SP).
De segunda a sábado, das 9h às 19h.
Siga o Quintal do Centro no Instagram.

Diálogos e Café
Diálogos e Café é a nova editoria da Emerge Mag, fruto de uma parceria com o Jardin do Centro, que congrega a marca homônima; o Quintal do Centro; o Bento 43 e a Quadra 27. A parceria de mídia consiste, principalmente, na cobertura de eventos culturais, artísticos e de viés social, de diferentes vertentes.

FOTOS: Rafael Félix

Quem escreveu

Inscreva-se na nossa

newsletter

MATÉRIAS MAIS LIDAS

ÚLTIMAS MATÉRIAS

NEWSLETTER EMERGE MAG

Os principais conteúdos, debates e assuntos de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional no seu e-mail. Envio quinzenal, às quartas-feiras.