A cantora, que lançou recentemente o videoclipe Everything Else Has Failed, apresenta uma playlist poética com músicas que fogem das referências europeias e norte-americanas.
A ativista ecológica Luïza Luz se define como uma artista transdisciplinar. Ela canta, compõe e produz com plataformas orgânicas e digitais para criar pontes entre a sabedoria ancestral e o mundo futurista, por meio de pesquisas sonoras de conexão, reflexão e reinvenção.
Difícil não ver nessa definição tão poética a influência do movimento Tropicália, nascido entre 1967 e 1968, que teve como pontapé na música o disco Tropicália ou Panis et Circencis, coletânea com participação de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa, Nara Leão e Os Mutantes, entre outros artistas.
Assim como os tropicalistas fizeram, Luïza produz um som repleto de teor crítico, poético e filosófico. Olha para o futuro sem esquecer do passado e da tradição. Recentemente, a cantora lançou “Everything Else Has Failed” (Todo o resto falhou, em tradução livre), uma música que não é exatamente uma música, mas uma junção de palavras sonorizadas, assim como a canção “Objeto Semi Identificado“, lançada em 1969 por Gilberto Gil.
“Everything Else Has Failed” nos diz que, enquanto humanidade, falhamos em acreditar que podemos controlar as forças da vida. Mas, ao mesmo tempo, a música fala de amor e como ele é o único caminho possível para sobrevivermos.
“Pode parecer clichê cantar sobre o amor. Mas se fosse mesmo tão clichê, talvez não precisaríamos falar.”
LUÏZA LUZ, ATIVISTA ECOLÓGICA
No início do mês, “Everything Else Has Failed” integrou a compilação Sílice, que reúne músicas de mulheres cis e transgêneros e produtores não binários – o lançamento saiu pelo selo Fértil Discos. A faixa também ganhou um videoclipe, que contou com montagem e direção criativa de Helena Rangel e Rafael Prado.
A inspiração de Luïza é nítida – e ela também não as esconde. Na real, nesta sexta edição da Emerge Rádio, ela escancara as obras que a inspiram e potencializam seu trabalho. Em sua seleção de músicas, a cantora brasileira, que descende de espanhóis, franceses e português, nos apresenta referências não europeias. Além do já citado tropicalismo, há faixas de artistas africanos, asiáticos e israelenses, como “Dolijute”, da banda Deaf Chonky, remixada por Manfredas. Ela diz:
“Quanto mais nos dermos conta de referências não brancas, europeias ou norte americanas, mais conseguiremos ampliar nossa percepção em relação aos processos de descolonização para atravessarmos o apocalipse que está vivo dentro e diante de nós hoje”
Outro tema presente na playlist é política, por mais que nem todas as faixas falem diretamente sobre questões sociais. Ela nos conta que a própria existência e manifestação dos artistas selecionados narram suas visões de mundo, que engrossam a importância de suas contribuições para a música. “Toda existência é política”, afirma ela.
MAIS SOBRE LUÏZA LUZ
Formada em Artes Visuais, Luïza é amante de pesquisas acadêmicas e vê na música uma possibilidade de aproximar o saber científico das pessoas. Em tempos de pandemia, ela versa para outra consciência que não seja a capitalista cisheteronormativa. Seu clamor aponta outro caminho, sendo ele percurso sonoro, existencial, político e integrativo entre as sabedorias milenares da natureza e as novas tecnologias digitais. Em janeiro, ela participou da oficina de produção musical caseira para mulheres, realizada pelas musicistas e produtoras Gabriela Deptulski e Malka Julieta em parceria com a Emerge Mag.
“Aprecio cada vez mais plataformas sonoras, justamente porque sinto que elas permitem uma comunicação mais fluida, ampla e acessível”
Agora, ouça abaixo a playlist exclusiva com curadoria de Luïza (clique em “Tocar no Spotify” para abrir direto no aplicativo):
FOTOGRAFIAS: Paola Vespa VIDEOCLIPE: Helena Rangel e Rafael Prado (montagem e direção criativa)
Os principais conteúdos, debates e assuntos de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional no seu e-mail. Envio quinzenal, às quartas-feiras.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.