Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Núclea Tranzborde tem curta selecionado em festival

16/08/2022

pessoa negra de perfil com uma espécie de máscara marrom que deixa só os olhos expostos, feita de couro, seda e outros materiais. Na cabeça, usa algo semelhante a dois chifres de couro com as pontas dos cabelos para fora

Curta Tranzmutações Pandemykaz, da Núclea Tranzborde, formado por pessoas transgêneres, registra impacto criativo da pandemia.

Curta Tranzmutações Pandemykaz, da Núclea Tranzborde, formado por pessoas transgêneres, registra impacto criativo da pandemia. Obra foi selecionada no Festival Movimento Cidade, que acontecerá em Vitória (ES).

Como é criar quando você não pode sair de casa ou encontrar e interagir com outras pessoas? Muites de nós, principalmente as pessoas que trabalham com arte, viveram essa realidade na pele durante a pandemia da Covid-19

Movides pela ideia de registrar esses processos, o grupo Núclea Tranzborde gravou o vídeo-arte-documento de processos de performance Tranzmutações Pandemykaz, que traz registros que flertam com o documental e revelam o impacto de se criar no cenário da pandemia. 

A obra audiovisual foi um dos 29 curtas selecionados dentre mais de 400 para compor a Mostra MoV.Arte como parte da programação do Festival Movimento Cidade, que inicia na próxima sexta-feira (19) e segue até o domingo (21). 

Com base em Vitória, no Espírito Santo, o evento, que será realizado no Centro Cultural Carmélia, desenvolve diversas ações (todas gratuitas) voltadas para a juventude, sempre pautadas em diversidade, sustentabilidade e criatividade.

Além de trazer processos artísticos feitos durante a pandemia, o projeto Tranzmutações Pandemykaz reúne artistas que mergulham nas plurais e urgentes experiências de retomadas ancestrais, espaço e território, escuta e afetividade.

O registro audiovisual foi realizado pelo grupo de estudos Materiais Pandemykoz, um dos projetos que integra a Núclea Tranzborde. O grupo é um espaço plural que reúne uma maioria de artistas pretos, não-brancos, transgêneres e periféricos em cantos diversos do Sudeste e Nordeste do país. 

O coletivo se apresenta de maneira interdisciplinar, dentre as diversas experiências artísticas das suas integrantes – cujo universo de criação desliza entre artes cênicas, performance, fotografia, vídeo, escrita e educação.

CONFIRA O TEASER DO CURTA TRANZMUTAÇÕES PANDEMYZKAZ:

NÚCLEA TRANZBORDE ESTÁ COM PEÇA “AMORES Q_” EM CARTAZ:

Além do vídeo-arte-documentário Tranzmutações Pandemykaz, o Núclea Tranzborde está com a peça “Amores Q_” em cartaz, que investiga as diversas experiências do amor romântico, da utopia aos atos do cotidiano. Como forma de incitar à reflexão, o grupo deixa propositalmente uma lacuna no título, a ser preenchida por quem assiste. Assim, cada pessoa pode completar a ausência a partir das suas experiências, expectativas e vivências. 

Saiba mais no Instagram da Núclea Tranzborde.

FOTOGRAFIAS: Nu Abe

Quem escreveu

NEWSLETTER EMERGE MAG

Os principais conteúdos, debates e assuntos de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional no seu e-mail. Envio quinzenal, às quartas-feiras.