O Sesc está dando início a 21ª edição do Prêmio Sesc de Literatura, um das mais importantes e consagradas premiações para escritores estreantes. Nesta edição, o Sesc está ampliando sua plataforma, contando com as categorias Romance, Conto e, pela primeira vez, Poesia. Além disso, os vencedores dessa edição irão receber uma premiação em dinheiro no valor de R$ 30 mil.
Com uma coletânea de obras abordando temas como racismo, questões ambientes, identidade de gênero, fatos históricos e comportamento social em 20 anos, quase 20 mil livros foram inscritos e 37 novos autores foram revelados pelo projeto. Desde 2003, o Prêmio Sesc de Literatura tem impulsionado a literatura nacional e enriquecido a cultura brasileira.
As obras inscritas serão analisadas por comissões compostas por escritores, jornalistas e críticos literários de todo o país. O processo de avaliação tem como base o anonimato tanto dos autores quanto do júri, garantindo a lisura do projeto e a liberdade de análise dos jurados, que fazem a seleção pelo mérito literário dos trabalhos, com soberania sobre a decisão final.
As inscrições estão abertas até dia 22 de abril e podem ser feitas gratuitamente pelo site do projeto do Sesc
VEJA TAMBÉM: #Booktok movimenta mercado literário
REFLETINDO A REALIDADE BRASILEIRA
O Prêmio Sesc de Literatura surgiu em 2003, com apenas a categoria Romance . Após dois anos, acrescentou a categoria Contos, com a intenção de permitir que escritores pudessem expandir sua criatividade e dar espaço para trabalhos mais curtos. Após 20 anos celebrando o trabalho desses escritores, o programa foi revisto para incluir a categoria de Poesia.
Os vencedores terão suas obras publicadas pela Editora Senac Rio, tendo em torno o mínimo de 2 mil exemplares publicados. Os livros serão apresentados ao público em uma cerimônia junto com os autores e serão distribuídos na rede Sesc de bibliotecas e escolas pelo Brasil. Além disso, os escritores ainda participarão de eventos de lançamento de seus livros em 2025.
Os últimos vencedores do Prêmio Sesc, Airton Souza e Bethânia Pires Amaro, que escreveram o romance Outono de Carne Estranha e a coletânea de contos O Ninho, respectivamente.
Em Outono de Carne Estranha, Airton nos convida a imaginar a realidade do garimpo na Serra Pelada pela a história de amor de Zuzu e Manel, dois garimpeiros em um território brutal. Em O Ninho, Bethânia apresenta 15 contos sobre imperfeições e doenças familiares, com o tema voltado sobre o lar como um ambiente de segurança afetiva.
Foto de abertura: Divulgação
SERVIÇO
Prêmio Sesc de Literatura
Inscrições pelo site do projeto aqui
As inscrições vão até o dia 22 de abril