O Guri, programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, está com matrículas abertas. São 17 mil vagas para cursos gratuitos de música em 44 polos da região Metropolitana de São Paulo.
O programa de educação musical oferece cursos regulares de iniciação musical para crianças de 6 a 9 anos, curso sequencial (10 a 18 anos) e iniciação musical para adultos (maiores de 18 anos), esse último tem oferta reduzida.
A iniciativa é uma oportunidade de aprender a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. As alunas e alunos podem optar por uma diversidade de instrumentos. São cerca de 20 opções, entre eles violino, saxofone, piano, bateria e acordeão, além de canto. Não é necessário ter conhecimento musical e nem possuir instrumento para participar do programa.
LEIA TAMBÉM: Banda paulistana resgata as origens negras do rock
Para realizar a matrícula no programa de educação musical é necessário comparecer diretamente no polo em que deseja estudar, acompanhado pelo responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.
A oferta de cursos e instrumentos varia de acordo com cada Polo. A lista completa dos cursos e endereço e telefone de cada polo pode ser acessada pelo site do Guri. É recomendado ligar e checar os dias e horários de funcionamento antes de sair de casa.
VEJA MAIS: Clandestinas: nada mais punk rock do que ser trans e feminista
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MUSICAL GURI
Referência na formação musical, o Guri oferece anualmente mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes em 400 polos de ensino no estado de São Paulo. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, cursos livres, cursos online, ativações em escolas atividades artísticas e pedagógicas em grupos musicais. Criado em 1995, atualmente é gerido pela Santa Marcelina Cultura.