Emerge Mag firmou parceria com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, organização que articula empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade.
A partir da aliança, a Emerge participará de grupos de trabalhos e comitês do fórum. O acordo também divulgação de atividades e apoio colaborativo em eventos educacionais que ampliem o entendimento sobre a temática dos direitos humanos LGBTI+.
A parceria se relaciona com os objetivos da Emerge de promover a inclusão produtiva, geração de renda e autonomia discursiva de populações sub-representadas e defender os direitos humanos, democracia, alternância de poder e diversidade cultural.
LEIA TAMBÉM: Emerge Mag recebe prêmio do Ministério da Cultura
De acordo com Camila Couto, coordenadora institucional da Emerge, a parceria fortalece a atuação da Emerge Diversidade, estúdio criativo de diversidade, equidade, inclusão e impacto social. Nova unidade de negócios da Emerge, o estúdio foi desenvolvido durante o Acelerando Negócios Digitais, programa de fomento a inovação do International Center For Journalists e Meta.
Fundado em 2013, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+reúne quase 200 grandes empresas comprometidas com os direitos humanos e modelos de trabalho mais sustentáveis e eficientes. São objetivos da entidade combater a LGBTI+ fobia, aprimorar práticas de gestão empresarial e atuar de forma conjunta para impactar positivamente o ambiente empresarial e a sociedade.
Entre os programas do Fórum, destaque para o Indicadores Ethos-Fórum LGBTI+, ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão que orienta as empresas a consolidar suas estratégias e práticas de promoção dos direitos LGBTI+. O programa é realizado em colaboração com o Instituto Ethos, organização social sem fins lucrativos de gestão de negócios sustentáveis.
De acordo com Rapha Pagotto, secretário adjunto do Fórum (à direita na foto abaixo), a agenda de trabalho é orientada na qualidade de relação da empresa com todos os seus públicos. As empresas precisam pensar a diversidade, equidade e inclusão dentro para fora.
COMPROMISSOS E BOAS PRÁTICAS
A atuação das empresas associadas e parcerias do Fórum são orientadas por dez compromissos. A lista expressa o entendimento sobre o papel das organizações, oferece uma agenda de trabalho coletiva e qualifica a demanda no relacionamento com o Estado e a Sociedade Civil. São os compromissos:
1. Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+.
2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+.
3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+.
4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+.
5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+.
6. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing.
7. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+.
9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor.
10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade.
Cada compromisso possui orientações sobre boas práticas de implementação e indicadores de profundidade, que ajudam a identificar a situação atual da empresa e a elaboração do plano de ação para atingir os objetivos.
FOTO DE ABERTURA: Free Pik