A série Adolescência, que estreou na Netflix no último dia 13 de março, já está dando o que falar. Rapidamente, se tornou um fenômeno por sua abordagem crua e inquietante sobre as consequências do bullying, misoginia e influência digital na vida dos adolescentes.
A trama se desenvolve a partir de um choque inicial: a invasão da casa de uma família pela polícia, que está em busca de Jamie, um garoto de 13 anos acusado de matar uma colega de escola. A partir daí, o roteiro mergulha nas motivações do crime e nos impactos emocionais nos pais, na comunidade escolar e no próprio adolescente.
A série de quatro episódios foi inspirada a partir de casos reais de violência escolar na Inglaterra, que têm se tornado cada vez mais frequentes ao redor do mundo.
VEJA TAMBÉM: De que jovens da Geração Z estão falando?
Para a diretora pedagógica Audrey Taguti, do Brazilian International School, o bullying vai além de uma simples hostilidade entre alunos, refletindo padrões culturais que normalizam a agressão como forma de pertencimento. Para piorar a situação, quando a violência se transfere para o ambiente digital, o impacto é exponencial, uma vez que a exposição é contínua, 24 horas por dia.
“É essencial que as escolas formem agentes ativos na promoção de um ambiente seguro, em vez de reagir apenas após as crises”, diz Audrey.
Segundo o DataSenado, 6,7 milhões de estudantes sofreram algum tipo de violência na escola em 2024, no Brasil. O número representa 11% dos 60 milhões de estudantes matriculados no país.
Veja uma lista de filmes e séries abordam violência juvenil e os desafios da adolescência.
1. Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011)
Eva coloca suas ambições e sua carreira de lado para dar à luz a Kevin. A relação entre mãe e filho é difícil desde seus primeiros anos. Quando Kevin completa 15 anos, ele faz algo irracional e imperdoável aos olhos de toda a comunidade. Eva lida com seus próprios sentimentos de tristeza e responsabilidade. Será que ela já amou o filho? E o quanto do que Kevin fez é culpa de sua mãe? Onde assistir: Prime Video.
2. Defendendo Jacob (2020)
Neste thriller envolvente, uma família sofre um grande baque quando o filho é acusado de matar um colega de classe. O crime chocante abala uma pequena cidade de Massachusetts. O promotor público Andy é designado para participar do caso. Ele deve escolher entre seu dever de defender a justiça e seu amor incondicional pelo filho. Onde assistir: Netflix.
3. 13 Reasons Why (2017)
Clay Jensen é um estudante que se vê envolvido em uma série de mistérios provocados pelo trágico suicídio de uma amiga. Ele recebe gravações que revelam os motivos que levaram a jovem a se matar. No julgamento, os testemunhos dos alunos revelam segredos surpreendentes. Onde assistir: Netflix.
4. Precious (2009)
Claireece Preciosa Jones sofre privações inimagináveis em sua juventude. Abusada pela mãe e violentada por seu pai, ela cresce pobre, irritada, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida. Uma história intensa de adversidade e esperança. Onde assistir: Prime Video.
5. As vantagens de ser invisível (2012)
Uma história divertida e emocionante sobre a adolescência, que capta os altos e baixos do ensino médio. O calouro Charlie é um jovem que tem dificuldades para interagir na nova escola, até que ele cai sob os encantos da linda e descolada Sam e de seu destemido meio-irmão Patrick. Juntos, o trio experimenta amor, perda, medo e esperança. Onde assistir: Prime Video.
6. Euphoria (2019)
Rue Bennett é uma jovem de 17 anos que acaba de sair da clínica de reabilitação após ter uma overdose. Ela sofre com transtornos mentais desde criança, o que a fez entrar em contato com drogas ainda no início da adolescência. Agora, ela tenta se adaptar a uma vida “limpa”. Mas, assim como ela, os demais alunos do ensino médio enfrentam seus próprios desafios, envolvendo sexo, drogas, relacionamentos, conflitos familiares, redes sociais e violência. Onde assistir: HBO Max.
VEJA TAMBÉM: Precisamos falar de masculinidades
7. Com amor, Simon (2018)
Todo mundo merece uma grande história de amor. Mas para Simon Spier, de 17 anos, é um pouco mais complicado: ele ainda não contou para a sua família e amigos que é gay, e não faz ideia de qual seja a identidade do colega anônimo com quem divide o mesmo segredo. Resolver as duas questões se mostra divertido, aterrorizante e uma mudança de vida definitiva. Uma história engraçada e emocionante sobre encontrar-se e apaixonar-se. Onde assistir: Prime Video.
8. Infância Interrompida (2024)
Recrutados por uma gangue local, os amigos Billy e Doug enfrentam um mundo violento e percebem que são jovens demais para se proteger. A obra é um retrato emocionante do poder da amizade na infância e uma representação devastadora do que acontece quando uma sociedade falha em proteger aqueles que mais precisam. Onde assistir: Netflix.
FOTOS: reprodução.