Na sexta-feira, 2 de setembro, a Emerge Mag participou de um bate papo com alunos de jornalismo da Universidade São Judas Tadeu, unidade Mooca, na zona leste de São Paulo.
Durante o encontro, Italo Rufino, diretor de redação da Emerge, fez uma apresentação sobre a trajetória da organização, fundada em 2017 como um coletivo de jovens jornalistas de origem periférica e consolidada como um meio digital de mídia em 2021.
Na sequência, rolou uma roda de conversa com os alunos. Também participou da atividade Rafael Felix, coordenador de audiovisual da Emerge, e responsável pelas fotos deste post.
Nos próximos três meses, seguindo a grade curricular do curso de jornalismo, os alunos realizarão atividades práticas de produção de reportagem. Os trabalhos serão feitos de acordo com os princípios editoriais da Emerge Mag, e terão como foco cultura e negócios criativos de impacto social – tudo interseccional. No final do semestre, os melhores trabalhos serão publicados aqui, no nosso site.
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UNIÃO NO SKATE, RENDA PARA IMIGRANTES E FUNK
Ainda durante o encontro, os alunos deram início a uma reunião de pauta. Yane Queiroz, 21 anos, comentou sobre coletivos de skates formados por mulheres e LGBTQIA+ que pregam a fraternidade por meio do esporte. Bianca Rebernisek, 19, trouxe para o debate o trabalho de trancistas imigrantes que tem ganhado popularidade entre as mulheres negras. Estilos emergentes de funk, baseados em graves potentes, foi a sugestão da aluna Giovanna Vianna, 20.
“Os alunos são super antenados a pautas de Direitos Humanos e criatividade”, diz Italo. “Será incrível acompanhá-los ao longo desta jornada de aprendizagem e troca de vivências”.
A parceria entre as duas organizações é uma iniciativa de Rose Naves, mestre em História, professora de jornalismo e publicidade e, desde abril, conselheira voluntária na Emerge Mag. A professora afirma que a iniciativa fomenta perspectivas da juventude sobre temas contemporâneos.
“Jornalismo é resistência, e elemento fundamental na defesa da democracia. A parceria permite aos alunos serem protagonistas na produção de informação de interesse público”
ROSA NAVES, PROFESSORA
FOTOGRAFIAS: Rafael Felix