Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Fabio Kabral: “Conto histórias de pessoas como eu”

12/07/2021

Fabio Kabral, escritor

Autor lança seu terceiro livro “O Blogueiro Bruxo das Redes Sobrenaturais” e conta seu processo criativo em meio a pandemia.

Autor lança seu quarto livro, “O Blogueiro Bruxo das Redes Sobrenaturais”, e conta seu processo criativo em meio a pandemia.

*Reportagem desenvolvida por Matheus Santino, aluno do curso de Jornalismo Ágil da Emerge Mag.

Escrever durante o isolamento social é descrito por Fabio Kabral como “altos e baixos em meio ao caos”. Para mostrar como era sua busca diária pelo equilíbrio, Fabio criou a série de lives Escreva Comigo, que retrata sua rotina e processo criativo em meio a pandemia. Nos vídeos, o autor comenta suas técnicas, entre elas o método 25×5, que consiste em 25 minutos escrevendo e 5 minutos de intervalo (também conhecido como Método Pomodoro). Fabio adianta: o processo, que requer calma e concentração, pode ser estressante e repetitivo. “Há dias que essas duas horas é tudo o que eu consigo escrever”, diz Fabio.

livro o blogueiro bruxo das redes sobrenaturais
NOVO LIVRO DO AUTOR ESTÁ EM PRÉ-VENDA E SERÁ LANÇADO EM AGOSTO

O resultado desse “caos” pode ser conferido agora em “O Blogueiro Bruxo das Redes Sobrenaturais”, novo livro do autor ambientado no universo do Mundo Novo, na metrópole de Ketu Três, assim como suas duas obras anteriores: O Caçador Cibernético da Rua 13 (2017) e A Cientista Guerreira do Facão Furioso (2019).

Na saga criada por Fabio, Ketu Três é uma metrópole povoada por pessoas melaninadas de diversos povos do continente, repleta de arranha-céus entidades espirituais e tecnologias fantásticas e governada por sacerdotisas-empresárias. Neste ambiente, o jovem Joselito Abimbola deseja ser o maior influenciador das redes sociais de Ketu Três, porém, para alcançar seu objetivo, ele terá que enfrentar outros blogueiros em batalhas mortais nas caixas de comentários; quem perde é cancelado e vira um espírito maligno. Outros personagens da história são o caçador João Arolê, a cientista Jamila Olabamiji e a líder Nina Onixésão.

LEIA TAMBÉM: O que é o Afrofuturismo?

UM MUNDO ATRÁVES DA NOSSA ÓTICA

Em entrevista para a Emerge, Fabio Kabral conta que a primeira vez que se imaginou escritor foi anos 8 anos quando, insatisfeito com a programação de desenhos, apontou o dedo para a TV e gritou “eu faria melhor!”. Mais de 30 anos depois, ele é um autor consagrado, com obras de ficção especulativa e romance de aventura com protagonismo de personagens negros. Ele comenta:

“Eu simplesmente escrevo histórias sobre pessoas que se parecem comigo e as trato como seres humanos — tudo isso em mundos fantásticos com superpoderes herdados de deuses da minha ancestralidade”

Para o escritor, literatura não é panfleto e não adianta escrever história de protagonismo negro se os personagens e enredo são ruins e pouco inspirados. Durante a conversa enquanto finalizava sua última obra, Fabio Kabral repetiu que seu foco era escrever a melhor história possível, independentemente da reação do público.

De qualquer forma, caso o lançamento repita o sucesso de seus últimos três livros, o retorno será positivo. Seu primeiro romance, Ritos de Passagem, publicado pela Editora Giostri em 2014, está esgotado. Já O Caçador Cibernético da Rua 13 (2017) e A Cientista Guerreira do Facão Furioso foram publicados pela Editora Malê, organização empenhada em fomentar autores afro-brasileiros, que, segundo Fabio, por algum motivo não são notados pela chamada “grande indústria”. Outra parceira do autor a Editora Intrínseca, uma das maiores do país, com quem ele está produzindo outro livro.

De acordo com Fabio, a estrutura e visão de negócios de uma grande editora traz consigo boas profissionais que auxiliam o autor no processo de publicação; cenário bem diferente de quando o autor, aos 15 anos, registrou seu primeiro livro, ainda não publicado.

Descrita no dicionário como “o uso estético da linguagem escrita”, a literatura tem o poder de apresentar as ideias por meio de universos imaginários, levando o leitor à reflexão e até à mudança de postura na sociedade. Do verbete para a vida prática, o conceito segue vivo nas obras de Fabio Kabral, que fará 41 anos em 2021. Assim, seguimos contando histórias que recriam o passado, transformam o presente e projetam o futuro.

LEIA MAIS: O podcast Almerindas é um aquilombamento na literatura

SERVIÇO
O blogueiro bruxo das redes sobrenaturais
Autor: Fábio Kabral
Assunto: Ficção especulativa; Romance de aventura; Afrofuturismo
Páginas: 262
Lançamento: agosto 2021
Compre na pré-venda e receba o exemplar autografado.

IMAGENS: Divulgação

Quem escreveu

Picture of Redação Emerge Mag

Redação Emerge Mag

Revista digital de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional e estúdio criativo de Diversidade, Equidade, Inclusão e Impacto Social.

NEWSLETTER EMERGE MAG

Os principais conteúdos, debates e assuntos de cultura, direitos humanos e economia criativa interseccional no seu e-mail. Envio quinzenal, às quartas-feiras.