São Paulo é o estado com mais jovens desempregados. Embora o número tenha diminuído nos últimos meses, há mais de 444 mil pessoas entre 18 a 24 anos procurando emprego.
De acordo com o estudo Juventudes Potentes, que analisou o contexto de vida de mais de 700 mil jovens de 15 a 29 anos da cidade de São Paulo, que estão em situação de vulnerabilidade social e sem oportunidade de formação acadêmica e emprego formal, há quatro grandes desafios que os afetam na inserção no mercado de trabalho.
Primeiro, há o racismo estrutural, em que situações e reproduções de violência afetam a construção da identidade de pessoas negras e causa sentimentos como inferioridade, baixa autoestima, não pertencimento e autocobrança. Segundo, a evasão escolar. Além dos problemas de ordem econômica, que dificultam a permanência do jovem na escola, o modelo de ensino atual pode parecer pouco dinâmico e desconectado do que é exigido pelo mercado de trabalho.
LEIA MAIS: Cursinhos populares ajudam alunos das periferias a entrar no ensino superior
Em terceiro, a atual crise do emprego, que contempla desde a maior informalidade quanto a automatização em postos de trabalho, que faz com que os jovens tenham maior dificuldade de conseguir boas oportunidades. Por último, há uma lacuna digital. Exacerbada pela desigualdade socioeconômica, as periferias têm menor conectividade e infraestrutura, o que excluem seus moradores de empregos da nova economia.
FEIRA DE EMPREGOS NO CEU PARQUE DO CARMO
Para remediar a situação e inserir jovens no mercado de trabalho, a empresa InfoJobs e a ONG Luta Pela Paz vão realizar uma feira de empregabilidade no CEU Parque do Carmo, na zona leste de São Paulo. O evento acontece no dia 25 de setembro, das 10h às 14h30.
Com foco em pessoas de 16 a 24 anos, o evento terá a participação de recrutadores de grandes empresas, como Konecta, de teleatendimento, e a rede de cinemas Cinépolis. Haverá ofertas de vagas de emprego, entrevistas e processos de recrutamento presenciais.
No local, um telecentro vai orientar os jovens na atualização de currículos e aplicação assertiva para vagas. Serão ofertadas mais de mil empregos durante feira.
De acordo com Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, o investimento em educação, capacitação e geração de oportunidades é importante para o desenvolvimento socioeconômico no país. “Ao incluirmos grupos diversos, podemos diminuir o peso da desigualdade e garantir um futuro melhor para nossa juventude”, diz ela.
Por sua vez, a ONG Luta pela Paz trabalha com comunidades afetadas pela desigualdade e violência e realiza atividades para que jovens alcancem seu potencial e possam contribuir para a construção de sociedades mais seguras e inclusivas.
SERVIÇO
Feira de Empregabilidade CEU Parque do Carmo
25 de setembro
Rua Gaspar da Silva, 240, Jd. Nossa Senhora do Carmo
10h às 14h30
Foto: Free Pik